Fé e Cidadania

85 anos de existência do Pontifício Colégio Pio Brasileiro

No pontificado de Pio XI, a Igreja Católica no Brasil foi agraciada com o Pontifício Colégio Pio Brasileiro, instalado em 1934, na Cidade Eterna. Há 85 anos (portanto, completando as chamadas bodas de girassol), esse centro de estudos teológicos tem se mostrado eficiente na produção intelectual, científico-investigativa e na acurada pesquisa.  Brasileiros, de todas as regiões do País, ao longo destes anos, foram a Roma e se prepararam para o exercício do magistério e outras tarefas eclesiais. Ainda hoje, um bom número de padres para lá se dirige a fim de obter a titulação de mestres e doutores. 

Na belíssima data de 3 de abril de 1934, nascia, no coração da cidade de Roma, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro, com padres e seminaristas, oriundos do Colégio Pio Latino. Sob a orientação dos padres jesuítas, muitos estudantes que passaram pelo ilustre Colégio garantiram à Igreja de Cristo Jesus presente no Brasil uma formação de excelência para fecundar as terras brasileiras de arrojada cientificidade e competente habilidade intelectual. Desde 30 de setembro de 2014, a direção do Colégio é composta de presbíteros diocesanos escolhidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Nesses 85 anos, o Colégio Pontifício viveu as alegrias e esperanças da Igreja de Cristo Jesus. O ambiente favorável que marcou o Concílio Ecumênico Vaticano II possibilitou aos estudantes da época se beneficiar do momento eclesial dos anos 60 do século XX. Voltando ao Brasil, garantiram a excelência e vitalidade eclesiológicas que marcaram a vida da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. 

Tive a oportunidade de vivenciar o ambiente comunitário e estudantil do Pontifício Colégio Pio Brasileiro entre 1988 e 2001. Fiz meu Doutorado em História Eclesiástica. Pesquisei sobre a Igreja Paulopolitana, no Episcopado de Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, que esteve à frente da então Diocese entre 1876 e 1894. Momento de muitas transformações na vida social e eclesial. A reta doutrina e a segura disciplina fez do pastoreio do ilustre prelado excelência para a Igreja em São Paulo.

Estamos vivendo tempos de bonança na Igreja de Cristo Jesus, em São Paulo, sob o pastoreio de Dom Odilo Pedro Scherer. O sínodo arquidiocesano, por ele proposto, está sendo conduzido de forma colegiada, para que haja bons frutos. Tenho contribuído, com a minha pesquisa em Roma, para a excelência dos resultados da Igreja Paulopolitana. 

Sejam as bodas de girassol do Pontifício Colégio Pio Brasileiro uma belíssima oportunidade de revisitarmos sua brilhante história. Seja grata a lembrança do Cardeal Sebastião Leme da Silveira Cintra, paulista de Espírito Santo do Pinhal, Arcebispo do Rio de Janeiro, quando da inauguração do Colégio, em Roma.  Seja contínua a gratidão ao Papa Pio XI, que instalou o majestoso centro teológico na Cidade Eterna. São 85 anos de presença da Igreja no Brasil em Roma, para que seja sempre lembrada e festejada.

Padre José Ulisses Leva é professor de História da igreja na PUC-SP.
 
 

LEIA TAMBÉM: Sair da indiferença...

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.