Cultura

Elevação da mente a Deus pelos degraus das coisas criadas

Dica de Leitura
 

“Senhor, prometes aos que guardam os mandamentos um prêmio, coisas mais desejáveis que ouro em abundância e mais doces que o favo de mel? Sim, prometes um prêmio imenso, nas palavras de teu apóstolo Tiago: O Senhor preparou a coroa da vida para os que o amam (Tg 1,12). E que é a coroa da vida? É o maior bem que nem podemos imaginar e desejar. Com efeito, assim fala São Paulo, citando Isaías: Os olhos não viram, os ouvidos não ouviram nem subiu ao coração do homem o que Deus preparou para os que o amam (1 Cor 2,9; cf. Is 64, 1-3; 65,17). 

Verdadeiramente, há grande recompensa em guardar teus mandamentos. E não apenas o primeiro e máximo mandamento é de proveito para quem obedece, e não para Deus que ordena; mas também todos os outros aperfeiçoam, ornam, instruem, ilustram aquele que obedece e, por fim, o tornam bom e feliz. Se és sensato, entende que foste criado para a glória de Deus e tua salvação eterna. É este o teu fim, este o centro de tua alma, este o tesouro de teu coração. Se chegares a este fim, serás feliz; se nele falhares, serás infeliz. 

Por conseguinte, tem por verdadeiro bem aquilo que te leva a teu fim; e por mal, o que te separa deste fim. Prosperidade e adversidade, riqueza e indigência, saúde e doença, honras e vexames, vida e morte, nem uma delas o sábio procura por si mesmo nem delas foge. Mas se concorrem para a glória de Deus e tua eterna felicidade, são boas e desejáveis; se as impedem, são más”.

O homem tem uma sede infinita de contemplar a Deus. Porém, nos parece ser impossível subir ao conhecimento de Deus a não ser por meio de suas obras. É nesse sentido que o ilustre doutor da Igreja São Roberto Belarmino tentou compor uma escada pela consideração das coisas criadas, pela qual possamos, de algum modo, nos elevar a Deus. Esta escada foi dividida em quinze degraus, à semelhança dos quinze degraus pelos quais se subia ao Templo de Salomão, e dos 15 Salmos que se chamam Graduais.

FICHA TÉCNICA:

Autor: São Roberto Belarmino

Páginas: 266

Editora: Cultor de livros

 

LEIA TAMBÉM: Brasil encerra participação nos Jogos olímpicos da Juventude com 15 medalhas

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.