Espiritualidade

A Campanha Missionária e o convite à missão

A chegada da Campanha Missionária faz ressoar uma vez mais nas paróquias e suas comunidades o imperativo “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos” (Mt 28,19). Neste ano, esse evento missionário será realizado com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, e o sugestivo lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). As Pontifícias Obras Missionárias prepararam materiais que chegaram às paróquias a tempo de se organizar ações para o enriquecimento
da vida paroquial com o espírito missionário.

No mês de outubro próximo, dedicado particularmente às missões na Igreja Católica, é oportuno lembrar que será realizado em Roma o Sínodo dedicado aos jovens. O Papa Francisco, aproveitando o ensejo, lembra em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões (neste ano, em 21 de outubro) que “a fé cristã permanece sempre jovem quando se abre à missão que Cristo nos confia”.

O Papa também lembra que a missão é algo essencial a todo ser humano, pois todo homem e toda mulher é uma missão. Eis a “razão pela qual se vive na terra”. E lança a toda a Igreja o desafio de suscitar ações visando a transmissão da fé pela via do amor, pois, como ele diz, a “Missão até os últimos confins da Terra exige a entrega de si na vocação que nos foi dada por Aquele que nos colocou nesta terra (Lc 9,23-25).

É chegado o momento de as paróquias, comunidades, vida consagrada, movimentos, pastorais e organismos eclesiais ousarem assumir e propor ações missionárias. Os apelos para a renovação da vida eclesial pela via missionária têm sido constantes.
Foram intensificados no projeto do atual papado, perpassam os documentos da CNBB, e estão presentes no tema do sínodo da Arquidiocese – “Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”.

Nesse sentido, na Região Episcopal Belém, ao menos uma paróquia em cada um dos seus dez setores está preparando a realização de uma ‘semana missionária’. Para o planejamento, é proposto o tripé - oração e celebração, formação e visitação. O objetivo é gerar experiências missionárias em algumas paróquias, sem a pretensão de alcançar todas as casas do território neste momento. Também serão convidados irmãos e irmãs das demais paróquias dos setores para se juntarem a esse mutirão
missionário.

A realização da ‘semana missionária’ é uma esperança para essas paróquias construírem vias que lhes permitam incorporar a perspectiva missionária em sua estruturação e se contagiarem pela potente força renovadora do Espírito. E que tais experiências sejam igualmente oportunas para a vivência do ‘Mês Extraordinário Missionário’, proposto pelo Papa Francisco para outubro de 2019, por meio da Congregação para a Evangelização dos Povos.

É preciso promover ações e projetos em vista de uma Igreja em saída, para os discípulos e discípulas testemunharem Jesus Cristo, que é a resposta aos anseios, necessidades e dores das pessoas, e caminho para a atual estrutura social
avançar na proposição de relações solidárias e fraternas.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.