Você Pergunta

O que fazer com as cinzas de nossos entes queridos?

A pergunta é de Irlandina, que mora na Vila Nova Guilhermina. Diz ela: “Minha irmã morreu e meu sobrinho decidiu pela cremação de seu corpo. Agora posso pedir a um padre que abençoe as cinzas?”.

Minha irmã querida, o que eu tenho a dizer a você é que nada impede hoje de que as pessoas sejam cremadas. Houve um tempo em que a Igreja chegou a proibir a cremação dos corpos. Um dos motivos é que o nosso corpo é sagrado e é templo do Espírito Santo. Outro motivo é que a Maçonaria, uma sociedade oculta e que sempre se opôs à Igreja, queria que todos os corpos fossem cremados e as cinzas transformadas em adubo. 

Por falar nisso, eu fico triste, minha irmã, quando vou ao cemitério e crematório da Vila Alpina e vejo que as pessoas derramaram as cinzas de seus entes queridos ao pé das árvores do jardim do cemitério. Como transformar em adubo um corpo humano que foi morada de Deus? Eu, pessoalmente, não quero isso para este velho corpo que Deus me deu. 

Hoje, a Igreja, por questões sanitárias, admite a cremação e colocou no ritual das exéquias orações especiais a serem feitas antes da cremação. Agora, sobre o que fazer com as cinzas, a Igreja tem instruções precisas para isso. As cinzas não devem ser jogadas ao vento, jogadas ao mar, jogadas na terra por qualquer motivo. Já existem espaços nos cemitérios onde podemos depositar as cinzas dos nossos entes queridos. Colocá-las numa urna bem bonita e depositá-las num lugar digno é sinal de amor, de respeito, de fé. Quanto às bênçãos de cinzas que você pede para a urna, não as acho necessárias se houve uma celebração no velório. O que é imprescindível mesmo é a oração pelo descanso eterno da pessoa falecida. 

Eu agradeço muito pela sua pergunta, minha irmã, porque a cremação é uma prática até certo ponto recente e ainda nos enche de questionamentos e dúvidas. Um abraço.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.