Liturgia e Vida

Martírio de São Pedro e São Paulo

1º DE JULHO DE 2018

Pedro e Paulo testemunharam sua fé em Cristo com os primeiros mártires de Roma, vitimados pela perseguição de Nero. Deus começou em Paulo a boa obra e levou-a até o fim, e agora, mesmo morto, o Apóstolo continua a nos falar pela sua vida e pelos seus escritos. Pedro, que por amar mais recebeu o primado, continua vivo em seus sucessores, os Papas, que receberam a missão de confirmar a fé de seus irmãos. Os dois morreram em 67, Pedro crucificado de cabeça para baixo, e Paulo decapitado. São as colunas da Igreja de Roma e de toda a Igreja universal. 

Depois de ter feito sua profissão de amor a Jesus, Pedro recebeu a missão de apascentar todo o rebanho. Jesus o chamou para ser o Papa da sua Igreja e o confirmou depois de ter perguntado três vezes: “Tu me amas?” Por isso, na comunidade dos discípulos de Jesus podem exercer funções os que têm mais amor.

Paulo combateu o bom combate, um combate que valeu a pena. Começou uma corrida e foi até o fim, sem parar, até alcançar a meta proposta. E guardou a fé. Sua missão lhe foi dada pelo próprio Senhor no dia mesmo de sua conversão no caminho de Damasco. 

O demônio pediu licença a Deus para peneirar os Apóstolos como se peneira o trigo, mas Jesus rezou particularmente por Pedro, para que a sua fé não falhasse, e, uma vez convertido, ele pudesse confirmar os seus irmãos (Lc 22,31-32). É assim que vemos o nosso Papa Francisco, Sucessor de Pedro em nossos dias. Deus lhe dá a segurança da fé para que confirme a fé de todos os fiéis, e para que nós, por nossa vez, possamos caminhar com segurança, guiados pelo Bom Pastor. 

Paulo correu o tempo todo até os confins da Terra para anunciar o Evangelho de Jesus e completou a corrida. Foi um combate. Durante todo o tempo, o Senhor esteve a seu lado e lhe deu forças. A mensagem foi anunciada, integralmente, a todas as nações. Quando falamos de Pedro, pensamos em Paulo. Sempre que celebramos um, celebramos o outro também. São as duas oliveiras que adornam o candelabro. São as colunas da Igreja.

Hoje ocupa a sede de Pedro o Papa Francisco. Antes dele, tivemos 265 Papas. Um homem do nosso continente, sem pretensões, dedicado à causa de Cristo e de seu Evangelho, que olha para Jesus e para o povo, sobretudo para os mais sofridos. Ele nos faz voltar às raízes, às fontes, ao Jesus dos Evangelhos. Ele quer todos na Companhia de Jesus e não em outra companhia. Rezemos pelo Papa. Ele pede a nossa oração. Diz ele que a fé, o amor e a unidade são as dimensões do ministério confiado a Pedro.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.