Saúde

Colesterol bom e ruim, qual é a diferença?

Muita gente pede para fazer exame de colesterol, mas fica confuso com o resultado, porque este é dividido em várias partes. Vamos entender melhor. 

O LDL (Low Density Lipoproteins – que significa lipoproteínas de baixa densidade) é o colesterol ruim. Ele deve estar sempre abaixo de 150 para a população em geral e abaixo de 100 para os pacientes diabéticos. Uma dieta com pouca gordura saturada, baixa em carboidratos e rica em fibras pode evitar o aumento dessa gordura e, por consequência, o aparecimento de doenças cardiovasculares. “Essa fração LDL aumenta a quantidade de gorduras no sangue, e facilita o depósito dessas gorduras nas artérias, provocando o aparecimento das chamadas placas gordurosas e, consequentemente, a obstrução das artérias, como se fosse ferrugem em um cano”, aponta o cardiologista Augusto Scalabrini Neto. 

Mas nem toda gordura é prejudicial. As mono e polinsaturadas aumentam a fração HDL (High Density Lipoproteins) do colesterol (o colesterol bom) e podem ter um efeito benéfico para o coração. O HDL significa lipoproteínas de alta densidade, também conhecido como “bom colesterol”, e protege as artérias, evitando que haja depósitos de gorduras nos vasos. Portanto, quanto mais alto o nível da fração HDL, menor o risco cardiovascular. O azeite extra virgem, por exemplo, é rico em gorduras monoinsaturada, que ajudam a aumentar os níveis de colesterol “bom”. Recomenda-se que o azeite seja sempre puro e de excelente qualidade.

“O benefício é atingido quando se ingere azeite de oliva puro, sem misturas, e preferencialmente sem aquecer, já que o aquecimento pode promover a saturação das gorduras monoinsaturada, com consequente perda de suas propriedades benéficas”, destaca o Cardiologista. O vinho e o suco de uva natural possuem resveratrol, que é capaz de aumentar os níveis de HDL, reduzir os radicais livres e diminuir a coagulação de forma adequada, assim evitando eventos como o infarto do miocárdio, mas desde que seja com moderação, especialmente se tratando de álcool. Atividade física regular e consumo de oleaginosas também ajudam no aumento dessa gordura. As demais frações são consequência do equilíbrio do HDL e LDL. 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.