Comportamento

A grandeza de construir um lar

O lar, mais do que um lugar, é um estado, um ambiente. 

Muitas vezes, vemo-nos preocupados com o conforto, a beleza e o tamanho de nossas casas. Porém, para mais do que tudo isso, é preciso que nos ocupemos de que sejam verdadeiros lares, lugares que atraem pelo seu clima de acolhimento, de convívio, de alegria.

O lar é um lugar onde nos sentimos respeitados e acolhidos. Nele, podemos ser quem somos, podemos nos manifestar como pessoas de modo espontâneo, pois sabemos que nos acolherão, respeitarão e orientarão. O respeito é um elemento importante no lar. O casal que se trata com respeito e promove o tratamento respeitoso entre todos os que convivem está dando um passo importante na construção de um lar.  Como é bom sermos tratados com a dignidade e o respeito que merecemos, não é? Mas, cuidado: o respeito no lar se vive, portanto, precisamos ficar atentos às atitudes e palavras, afinal, de nada adianta dizermos que respeitamos aos demais se nossas atitudes não mostram e não dão exemplo disso.  

Outra característica fundamental do lar é o compromisso de que nele se vivam valores próprios daquela família. É no seio da família que aprendemos os valores que levaremos para o resto de nossas vidas. No lar se aprende sobre a verdade, a honestidade, a importância do trabalho, sobre a generosidade, a alegria, o amor. Mais ainda, no lar se aprende sobre Deus, sobre a fé, sobre o que verdadeiramente vale à pena. Tais valores serão baliza para a vida das pessoas que viveram ali e, certamente, oferecerão a elas um norte, uma segurança importantíssima. Viver esses valores desperta uma segurança e um sentido de pertença que permitem aos filhos um crescimento mais equilibrado, com menos percalços, afinal o mundo representa menor “ameaça” quando os valores vividos e plantados estão fortalecidos na mente e no coração dos nossos.

No lar há seriedade, há responsabilidade de uns para com os outros, há cuidado mútuo, mas também é preciso que haja muita alegria. A diversão, a alegria, dão um tom especial ao ambiente familiar. É bom que a família se divirta no convívio cotidiano, que os risos façam parte da rotina. Um ambiente alegre, bem-humorado, torna-se leve e agradável. Divertir-se no relacionamento com os outros também é uma aprendizagem importante num mundo tão digitalizado que, às vezes, nos ausenta de onde estamos para “estarmos” com pessoas que se encontram a quilômetros de distância. 

Um lar tem cheiros – cheiro de comida gostosa, de cama arrumada, de frutas, de animais de estimação, de perfumes. Cheiros que marcam presenças, características, cheiros que guardamos na memória. 

Claro, um lar também precisa ser agradável do ponto de vista físico – que os móveis e os espaços promovam o encontro da família, o aconchego, possibilitem a brincadeira, oportunizem conversas, evidenciem os valores vividos na casa. 

Um lar, assim construído, cultivado com amor, é um “lugar” que nos ancora, nos atrai, para o qual queremos voltar. Um” lugar” que está, ao mesmo tempo fora e dentro de cada um dos que nele habita. Afinal, mesmo que seja preciso mudar de casa, de bairro, de país, esse lar estará firme e bem constituído, será sempre nossa base e nos impulsionará em nossas futuras buscas e construções. 

Evidentemente, nele também haverá desentendimentos, discussões, acontecerão os erros. Tudo isso faz parte e ajuda a crescer. Nesse lar, normalmente, os casamentos duram mais, os filhos se alegram em estar em casa, amigos chegam e apreciam ficar. 

Vamos olhar com carinho para nossa casa e refletir em que aspecto podemos colocar mais empenho para transformá-la num aconchegante lar.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.