Saúde

Há medicamento fitoterápico no SUS?

Você sabia que nos postos de saúde também existem diversos medicamentos fitoterápicos? Algumas pessoas não gostam, ou melhor, não acreditam que esse tipo de medicamento resolva realmente algum problema de saúde. Vamos refletir. Muitos dos medicamentos que tomamos são fabricados em comprimidos, capsulas ou xaropes. Eles vieram das plantas e foram manipulados até uma dosagem suficiente para tratar as doenças.

Então, os fitoterápicos podem solucionar um problema de saúde igual a um comprimido manipulado, mas com menos química. Mas não devemos tomar de qualquer jeito, muito menos sem prescrição ou orientação de dosagem.

A automedicação fitoterápica também pode causar danos. Na rede pública, existem os seguintes medicamentos fitoterápicos: Valeriana offcinalis 100mg, para insônia; Glycine: Max 150mg, para fogachos da menopausa; Maytenus officinalis 380mg, para gastrite e úlceras; e Harpagophytum procumbens 200mg, para dor crônica.

Marque uma consulta com seu médico e converse com ele para saber se você pode fazer o uso de algum desses medicamentos. Seu corpo agradece. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.