Saúde

Doutora, estou amamentando e fiquei grávida. E agora?

Algumas mães que estão amamentando e ficam grávidas chegam ao consultório com dúvidas sobre se podem ou não continuar amamentando. Depende de cada caso. Vou explicar o porquê. 

Durante a amamentação, é liberado no corpo um hormônio chamado oxitocina, que estimula o útero. É o mesmo liberado durante o trabalho de parto. Algumas mães até sentem cólicas durante a amamentação por conta da produção desse hormônio. Alguns obstetras pedem para suspender a amamentação assim que se descobre que a paciente está grávida. Outros analisam caso a caso, avaliando se a gestação tem fatores de risco, a idade do bebê que está sendo amamentado e o risco de abortamento. 

Não se desespere caso você esteja nesse conflito. Entre em conato com seu médico de pré-natal para saber se você deve ou não interromper a amamentação. Caso não seja possível contatá-lo, minha dica é: tente interromper a amamentação, mas se for complicado (pois nem sempre é fácil desmamar), continue amamentando.

Caso comece a sentir cólicas, aí sim você deve parar com a amamentação, por risco de abortamento, principalmente nos primeiros três meses de gravidez. Não é fácil, mas pense que é para o bem de uma outra gestação saudável. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.