Cultura

A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

“Se alguém padecesse por seu amigo injúrias e ferimentos e soubesse que o amigo, quando se falava sobre tal acontecimento nem sequer nisso queria pensar e até costumava dizer: falemos de outra coisa — que dor não sentiria vendo o desconhecimento de um tal ingrato? Ao contrário, quanto se consolaria se soubesse que o amigo reconhece dever-lhe uma eterna obrigação e que disso sempre se recorda e se lhe refere sempre com ternura e lágrimas?

Por isso é que todos os santos, sabendo a satisfação que causa a Jesus Cristo quem se recorda continuamente de sua paixão, estão quase sempre ocupados em meditar as dores e os desprezos que sofreu o amantíssimo Redentor em toda a sua vida e particularmente na sua morte. 

Santo Agostinho escreve que as almas não podem se ocupar com coisa mais salutar que meditar cotidianamente na paixão do Senhor. Deus revelou a um santo anacoreta que não há exercício mais próprio para inflamar os corações com o amor divino do que o meditar na morte de Jesus Cristo. E a Santa Gertrudes foi revelado, segundo Blósio, que todo aquele que contempla com devoção o crucifixo é tantas vezes olhado amorosamente por Jesus quantas ele o contempla. Ajunta Blósio que o meditar ou ler qualquer coisa sobre a paixão traz-nos maior bem que qualquer outro exercício de piedade. 

Por isso escreve São Boaventura: ‘A paixão amável que diviniza quem a medita’. E falando das chagas do crucifixo, diz que são chagas que ferem os mais duros corações e inflamam no amor divino as almas mais geladas.” 

Obra indispensável aos que desejam se alimentar da melhor prova do amor que Deus tem por nós, A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo é composta de sete opúsculos, todos eles contendo uma seqüência de meditações que, tão logo começadas, farão a alma devota, por um lado, temer e evitar resolutamente qualquer tipo de pecado e, por outro, abrasar-se do amor do Deus que tanto nos amou.
 

Divulgação

 

FICHA TÉCNICA:

Autor: Santo Alfonso Maria de Ligório
Páginas: 256
Editora: Edições Livre

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.