Comportamento

Mudar o mundo? A oportunidade em nossas mãos!

É voz única – está muito difícil viver hoje em dia! Convivemos diariamente com situações desgastantes e desencorajadoras: corrupção nos mais diversos níveis sociais, competitividade excessiva e desleal no trabalho e/ou escola, trânsito agressivo e egoísta, uma verdadeira síndrome da desconfiança (todos são dignos de nossas dúvidas até que provem o contrário). Cada um vê seus interesses e prazeres em primeiro lugar sem grandes preocupações com os demais ou com o ambiente. Muitas vezes, as pessoas nem sequer têm consciência clara de quanto estão sendo egoístas ou prejudicando os outros, pois agem dentro dos padrões em que foram educados.  Melhor: agem de acordo com os padrões que permearam suas experiências e formaram seu modo de ver a vida. Parece muito óbvio e verdadeiro hoje em dia o slogan : O que importa é ser feliz – para isso vive a maioria das pessoas.

Em nosso País, estamos chegando a tal ponto de saturação que as relações de confiança foram sendo minadas e, verdadeiramente, já questionamos se é possível retomarmos uma rota mais saudável. Em 1845, aproximadamente, disse Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarse os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” ...  Agora, mais de um século e meio depois, acredito que estamos fartos de ver crescer a injustiça, a desonestidade, a corrupção, o egoísmo. Gostaríamos de mudanças, de um resgate da honestidade, da credibilidade – das virtudes! Ansiamos por dias melhores.

Ocorre que esperamos que isso aconteça por ações externas – que o governo deixe de ser corrupto, que alguma instância jurídica coloque ordem no que está errado, que a escola ensine nossos filhos a serem honestos e corretos. Perdemos de vista que o único instrumento capaz, verdadeiramente, de implementar essa mudança está em nossas mãos, está dentro de nossas casas – a família!

Fomos nos deixando influenciar por ideologias, movimentos e teorias que, aos poucos, tolheram e limitaram a ação educativa da família. Acabamos perdendo a riqueza dos ensinamentos vindos do berço, da transmissão de valores, da aquisição de virtudes que aconteciam no seio da família. Fomos nos deixando levar e acabamos por perder a força, perder espaço. É tão comum falarmos do empoderamento feminino e do empoderamento de minorias, que quero propor que exercitemos o empoderamento da família! 

Que nós, pais de família, nos conscientizemos do grande poder de mudar a sociedade que temos em mãos quando nos dedicamos a educar nossos filhos nas virtudes, a ensinarmos e vivermos valores claros, a estabelecermos limites com firmeza – ensinando com nossas atitudes o que é certo e o que é errado quando nos doamos com alegria mostrando que a verdadeira e sólida felicidade está em fazer o bem e fazer os outros felizes e quando protegemos nossos filhos nos opondo com clareza às mentiras que a sociedade hedonista e anárquica vai apresentando em doses homeopáticas a eles com o intuito de desagregar, de confundir.

Sim, temos em mãos o grande e talvez único instrumento eficaz de mudança social – nossa família. Vamos agarrar com alegria, responsabilidade e esperança essa oportunidade. Toda e qualquer mudança é um processo. Mudanças das dimensões que precisamos não acontecerão repentinamente, mas, enquanto esperarmos que venham dos outros, afirmo sem medo de errar: não acontecerão. 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.