Saúde

Mamografia sem filas

Em todo o Estado de São Paulo, mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem agendar gratuitamente o exame de mamografia, que permite diagnosticar o câncer de mama já nas fases iniciais, facilitando o tratamento da doença. 

O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800-779-0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário ter pedido médico, e o exame será realizado em uma unidade hospitalar do SUS mais próxima da residência da mulher. No momento da ligação, ela deve ter em mãos o número do cartão do SUS e informar seu endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama, e que as com idade entre 50 e 69 anos façam mamografia a cada dois anos.

Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como menor chance de morrer devido à doença, em função do tratamento oportuno. 

Consideram-se mulheres com maior risco de desenvolver câncer de mama aquelas com os seguintes históricos de câncer em familiares consanguíneos: vários casos de câncer de mama, sobretudo em idade jovem; histórico de câncer de ovário; e histórico de câncer de mama em homem.

(Com informações do Inca e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.