Liturgia e Vida

Justiça e paz se abraçam

2º DOMINGO DO ADVENTO – 10 DE DEZEMBRO DE 2017 

O Senhor veio, vem e virá. Veio no Natal, está vindo hoje em nossa cidade, em nosso mundo, e virá no fim dos tempos. Aguardamos boas notícias, que de más já estamos fartos. Suba a um monte quem trouxer boas notícias, erga a voz e fale forte, sem temor: “Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com Ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória”. Ouvimos tantas vezes que Deus habita esta cidade. Que Ele se deixe ver! “Preparem o caminho do Senhor”, clama João Batista, repetindo como num eco a voz profética de Isaias. O Senhor vem e quer vir. Nivelem-se os vales, rebaixemse os montes, endireite-se o torto, alisem-se as asperezas. Trabalho não falta, planos não faltam, não faltam estatutos nem regulamentos. Não falte motivação!

Aquele que vem, vem como pastor, que apascenta o rebanho. A força de seus braços Ele usa para reunir os cordeiros, carregá-los ao colo e tanger com cuidado as ovelhas que amamentam. Ele consola o seu povo e fala ao coração da cidade: acabou a servidão, os pecados estão perdoados. João Batista pregou um batismo de conversão e o povo, penitente, confessou os seus pecados. Aquele que vem nos lava, derramando em nossos corações o amor de Deus pelo Espírito Santo que nos é dado. 

Preparem o caminho do Senhor. Ele está às portas, Ele está aqui. Às vezes, temos a impressão de que Ele está longe, ou de que não vem, ou de que demora. Para Deus, o tempo é hoje. Mil anos são para Ele como um dia. Na realidade, Ele é paciente e dá tempo ao tempo, e nos dá tempo para uma verdadeira conversão. Para não perdermos de vista o Senhor que virá, e vivermos já agora uma vida santa e piedosa, São Pedro ainda nos fala da vinda final em linguagem apocalíptica. Na verdade, o Senhor está vindo e alimenta a nossa esperança num novo céu e numa nova terra, onde habitará a justiça. Que o Senhor, vindo, nos mostre a Sua bondade e a Sua salvação, traga a paz para o Seu povo e Seus amigos. Que o sínodo arquidiocesano mostre à cidade a paz e a justiça se abraçando. Que à sua frente ande a justiça e a salvação siga seus passos.

Neste Tempo de Advento, preparemos o caminho do Senhor, removendo os obstáculos que possam dificultar a Sua aproximação de cada um de nós e da cidade como um todo. Os obstáculos estão em mim e estão no sistema em que vivemos. Uma boa confissão pode transformar corações de pedra em corações de gente. Uma ação firme e permanente, bem coordenada, pode fazer surgir uma sociedade na qual a justiça e a paz se abraçam. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.