Você Pergunta

Fui católico, frequento uma Igreja evangélica. Posso comungar?

O Jeferson não me disse seu sobrenome. Ele é do Rio Grande do Norte e tem uma dúvida. Diz ele: “Eu me batizei quando criança na Igreja Católica, mas faço parte de outra instituição religiosa, e as vezes vou à missa. Posso participar da Eucaristia? Nunca fiz Primeira Comunhão. Tenho 29 anos. Segundo o Direito Canônico posso sim. Vou aguardar a resposta” 

Jeferson. Se eu entendi sua pergunta, você, batizado na Igreja Católica, frequenta uma Igreja evangélica que você chama de “outra instituição religiosa”. Você cita o Direito Canônico para justificar a sua comunhão de vez em quando na Igreja Católica. 

Você me desculpe, amigo. Você deve saber muito bem que as Igrejas evangélicas não têm o sacramento da Eucaristia e não creem na presença real de Cristo no pão e no vinho consagrado. Então, meu amigo, se decida. Não é legal ficar com um pé numa canoa e outro noutra canoa. 

Se desejar viver a fé católica que você recebeu com o sacramento do Batismo, frequente, viva a fé católica, participe dos sacramentos da Igreja, viva os sacramentos, e entre em comunhão com Jesus no sacramento da Eucaristia. 

Você não vai encontrar em nenhum artigo do Direito Canônico uma justificativa para quem frequenta outra Igreja comungar. Até porque, repito, outra igreja, embora cristã, não tem e nem crê na Eucaristia. 

Decida-se, meu irmão. Quer viver a fé em comunhão com seus irmãos católicos? Seja bemvindo. Quer viver em outra igreja cristã, mas não católica, nós lamentamos, mas respeitamos a sua liberdade. O que não é correto é você ficar como borboleta pulando de flor em flor. Deus o ajude a se decidir. Um abraço fraterno.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.