Liturgia e Vida

A herança do Reino

34º DOMINGO DO TEMPO COMUM CRISTO REI 

Fim do ano litúrgico, fim do ano civil, fim da nossa vida, fim dos tempos, quando o Senhor virá para julgar os vivos e os mortos. Ele virá para dizer que não há ‘fim’, mas continuidade. A vida não termina. Ela se prolonga e desabrocha como uma flor em sua plenitude. Numa rápida passagem, saímos do tempo e entramos na eternidade para receber como herança o Reino que o Pai preparou desde a criação do mundo. Quem receberá o Reino por herança? 

No Evangelho de Mateus, lemos que Jesus se dirigiu a seus discípulos e lhes disse que quando o Filho do Homem vier em Sua glória Se sentará em seu trono glorioso e todos os povos da terra se reunião diante d’Ele. Então Ele dirá a alguns: “Venham receber a herança, porque eu estava com fome e vocês me deram de comer; eu estava com sede e me deram de beber; eu era estrangeiro e me receberam; eu estava nu e me vestiram; eu estava doente e cuidaram de mim; eu estava na prisão e foram me visitar’. E eles vão perguntar: “Quando foi que nós fizemos tudo isso para o senhor?” Jesus vai responder: “Cada vez que vocês fizeram isso ao menor dos meus irmãos, foi a mim que vocês fizeram”. Estes irão para a vida eterna receber a herança do Reino. Os que não fizeram nada pelos outros ouvirão de Jesus: “Eu tive fome, e vocês não me deram de comer”. E eles perguntarão. “Quando vimos o senhor com fome? Se tivéssemos visto, é claro que teríamos dado de comer”. “Vocês me viram”, dirá Jesus, “mas não me reconheceram”. A pessoa que tinha fome e sede era eu!” Estes que não fizeram nada pelos outros, sobretudo os mais necessitados, não vão receber a herança do Reino. A mesma boca que disse na última Ceia: “Isto é o meu Corpo”, se identifica com os irmãos mais necessitados. A Hóstia consagrada é o Corpo de Cristo. O pobre necessitado é Jesus Cristo. 

A liturgia de Cristo Rei apresenta Jesus como o bom Pastor. Ele não é um rei que se impõe e que domina. Ele é um rei bondoso e compreensivo. Diz o profeta Ezequiel que o bom pastor cuida das ovelhas, dá atenção à doente, à machucada, à extraviada. Mas, Ele também faz justiça entre uma ovelha e outra. Por isso, Cristo Rei, que é bom pastor, separa as ovelhas dos cabritos.

São Paulo, escrevendo aos coríntios, fala “dos que pertencem a Cristo por ocasião da sua vinda”. Pertencem a Cristo os que deram de comer e beber aos necessitados. Diz ainda Paulo que é preciso que Jesus reine, que os inimigos estejam debaixo de Seus pés e que o último inimigo é a morte. Esta é a vitória sobre a morte: viver para sempre no Reino de Deus. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.