Você Pergunta

Sou ‘nerd’ e pratico ‘cosplay’. Algum problema nisso por eu ser católico?

“Padre, tenho 20 anos e venho colocar uma pergunta um tanto diferente. Sou católico desde criança, faço minhas orações todos os dias, participo e ajudo em grupos de jovens aqui de minha cidade. Mas, eu sou também o que o pessoal chama de ‘Otaku’, pessoa que gosta da cultura ‘nerd’ japonesa, principalmente animações, e também faço ‘cosplay’ há três anos, e gostaria de saber se essa prática de cosplay é considerado algo demoníaco ou pecado. Meu nome é Hogu Castro e sou de Minas Gerais.”

Hogu Castro, meu amigo. Você não imagina como este velho padre gostaria de estar mais antenado com esses problemas da juventude e das tribos de jovens nascidas ao longo dos últimos anos, marcados pelo avanço nas tecnologias da comunicação. Eu dei uma pesquisada na internet para entender alguma coisa do problema que você me coloca e vi que o assunto é complicado mesmo. Você se diz um “otaku”, alguém que se dedica de forma diuturna a alguma atividade e a algumas personagens de animação e de quadrinho criados no Japão, e o “cosplay” a que você se dedica é o fantasiar-se com personagens dos desenhos japoneses.

O que eu quero dizer a você, meu irmão, é que jamais devemos ir com muita sede ao pote, e que não devemos nos deixar consumir pelos modismos que vão surgindo ao longo dos anos.

Hogu, é preciso que você tenha a sabedoria de escolher alguma coisa que vá ocupar sua vida, mas não vá engolir sua vida. Escolhendo uma atividade, é preciso que você imponha limites para que ela não o consuma e engula. E nenhuma de suas escolhas pode apagar no seu coração valores fundamentais e permanentes que devem nortear sua vida. Entre esses valores, eu coloco a família, as verdadeiras amizades, os seus estudos, os projetos que você vai realizar e darão um sentido à sua vida.

Eu fico feliz por você ter afirmado sua fé, sua formação cristã. Porém, fique atento. Se algum valor secundário ameaçar substituir em sua vida um valor permanente, fique com este valor permanente. Enfim, Hogu, seja um jovem do seu tempo, sem deixar de ser um jovem inteligente e sábio que sabe fazer as escolhas certas na sua vida. Um abraço a você com carinho.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.