Cultura

Churchill

No dia 6 de junho de 1944, 155 mil soldados aliados, com o apoio de 600 navios de guerra e milhares de aviões, desembarcaram na Normandia para libertar a França do jugo nazista. Nunca antes um ataque anfíbio dessa amplitude fora realizado. O filme Churchill, que estreia na quinta-feira, 5, nos cinemas, conta a história do primeiroministro inglês, Winston Churchill, nos dias que antecederam o desembarque na Normandia, que ficou conhecido como “dia D”. 

No filme, Churchill hesita a aprovar o plano, com medo de que o número de mortes dos soldados aliados seja grande demais. Na realidade, Churchill resolveu suas dúvidas meses antes do desembarque, embora ainda temesse um grande número de mortes de soldados aliados e de civis franceses; no entanto, para um melhor efeito dramático, o filme teve de condensar o que realmente aconteceu, perdendo um pouco de precisão histórica. 

De qualquer forma, trata-se de um filme interessante, que permite vivenciar o clima da 2ª Guerra Mundial e as difíceis decisões que tiveram de ser tomadas à época.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.