Você Pergunta

Meu marido não quer se casar na Igreja. Posso comungar?

 “Eu gostaria de saber se eu posso comungar, pois o meu marido não quer se casar na Igreja, porque já somos casados no civil.” Esse é o problema vivido pela Luzia Nunes, de Embu das Artes (SP). Muitos vivem na mesma situação. Respondendo à Luzia, portanto, falo a muitas pessoas.

Minha irmã Luzia, se você já é casada no civil, falta pouco para você construir de fato uma família inteiramente iluminada pela fé cristã e pela graça do sacramento do Matrimônio. Falta casar-se na Igreja.

E é tão simples casar-se na Igreja. Os dois vão à Igreja, fazem os papéis, 
marcam o casamento no dia que escolherem, com ou sem convidados, apenas duas testemunhas, e se prometem amor e fidelidade na saúde e na doença, na tristeza e na alegria, na riqueza e na pobreza.

Eu, pessoalmente, quero crer que seu marido é um bom homem. Talvez tenha vergonha, talvez ache desnecessário o Matrimônio. Mas, de uma coisa eu tenho certeza: conhecendo sua fé, seu desejo de comungar, seu marido lhe dará uma bonita prova de amor e de respeito pela sua fé. Por isso, minha irmã, insista com ele. Não brigue, mas insista para que ele lhe dê essa alegria.

Por mais que seja verdade que o casamento civil é importante, muito mais importante é o casamento reli gioso, no qual os dois diante do altar, olho no olho, proclamam seu amor e prometem uma vida de perfeito respeito de um pelo outro, de amor mútuo e de abertura para Deus até que a morte os separe.

A missão de construir uma família é linda, mas é difícil. A graça do sacramento do Matrimônio garantirá aos dois as ferramentas necessárias para essa construção. Enquanto isso não acontece, minha irmã, comungue Jesus na oração, na participação da missa, no amor ao próximo, na escuta do Evangelho, até o dia em que vocês se casarem na Igreja e, então sim, poderão receber Jesus no Pão consagrado. Se precisar de minha ajuda, conte comigo, minha irmã. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.