Saúde

Gripe em menores de 2 anos que apresentam piora pode ser bronquiolite

No pulmão, o ar que inspiramos segue o seguinte trajeto: boca/nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquio, bronquíolo e alvéolo. Esse trajeto vai ficando cada vez mais estreito, a ponto de os bronquíolos terem diâmetro menor que 1mm.

A bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos que se manifesta com cansaço, chiado no peito e tosse produtiva em crianças menores de 2 anos. Qualquer processo inflamatório que acometa os bronquíolos causa inchaço em sua parede, fechando a passagem de ar e aumentando a produção de muco dentro das vias aéreas.

Os principais fatores de risco para desenvolver bronquiolite são prematuridade, baixo peso ao nascer, o clima no inverno, lactantes inferior a 3 meses, crianças com doença pulmonar, imunodeficiência, tabagismo em casa e morar em local sem ventilação. A bronquiolite pode ser causada por diversos vírus, mas em sua maioria é ocasionada pelo vírus chamado Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Por isso, no início, a criança apresenta sinais de gripe que evoluem para recusa alimentar, cansaço para mamar, sonolência e tosse produtiva.

Alguns casos se complicam com pneumonia e causam febre, tornando necessário o uso de antibióticos e, a depender da gravidade, de internação. Nos demais casos, o tratamento é sintomático. É importante hidratar as vias aéreas com soro e observar a evolução dos sintomas. Nebulização com soro também pode ajudar. Se houver algum grau de broncospasmo, a nebulização com broncodilatadores é indicada, com prescrição médica. Qualquer gripe que apresente piora deve ser investigada.

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (PSF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.