Saúde

Você sabe o que é AMPI?

AMPI é uma Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa com o objetivo de verificar a funcionalidade e a fragilidade de cada paciente. O crescente número de pessoas idosas demanda a necessidade de planejamento de políticas públicas que atendam às particularidades dessa população, com ações de promoção de saúde, prevenção de agravos, cuidados especializados e domiciliares e de reabilitação, buscando o atendimento com enfoque nas questões específicas do envelhecimento e, assim, melhorando a qualidade na atenção à saúde da população idosa residente na cidade de São Paulo. 

A AMPI-AB (Atenção Básica) permite que se conheçam as necessidades de saúde da população idosa, classificando-a segundo o grau de fragilidade e categorizando os idosos em “saudáveis”, “pré-frágeis” e “frágeis”, fomentando a organização do atendimento na rede e a elaboração de Planos de Cuidados. 

Os testes de Rastreamento da Capacidade Funcional indicados na AMPI-AB são: Teste de Snellen (visão), Teste do Sussurro (audição), Teste de Katz (atividades do cotidiano), Teste de Lawton, Timed up and go Test e Teste de Velocidade de Marcha (risco de queda), Escala de Depressão Geriátrica (GDS) e Minimental (memória). 

Após completar a avaliação, a equipe deverá analisar os resultados e definir um plano de cuidados específicos para o idoso e proceder aos encaminhamentos necessários. Quando o idoso apresentar critérios pode ser incluído no atendimento de URSI ou PAI, que são programas especializados nos cuidados do idoso frágil. Tudo isso é feito nos postos de saúde de São Paulo desde 2013, mas em 2018 a Secretaria de Saúde está cobrando que 100% dos idosos cadastrados sejam rastreados por meio da AMPI. Se você está com mais de 60 anos ou tem um familiar nessa faixa etária, procure um posto de saúde e aproveite esse serviço que está cada vez mais especializado na saúde dos idosos. 

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: cassiaregina@gmail.com
 

(Com informações do Ministério da Saúde) 
 

LEIA TAMBÉM: A importância da esperança

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.