Você Pergunta

Tiraram a cruz do cemitério. Por que fizeram isso?

A Josefa está confusa. Tiraram a cruz do cemitério perto da casa dela e ela não entende porque fizeram isso. 

Josefa, não me consta que tenham tirado a cruz dos cemitérios. Até porque, a cruz que colocamos sobre os túmulos é um ato de fé na vida e na ressurreição. A cruz, que antes de Jesus era um instrumento de morte, tornou-se um sinal de vida para a humanidade. E nos cemitérios e túmulos, ela indica que ali estão sepultados homens e mulheres salvos pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. 

Pode até acontecer, Josefa, que alguns malucos entendam que a cruz no cemitério é uma ofensa a quem não é cristão. Não quiseram tirar a cruz dos locais públicos de nosso País, alegando que o Estado Brasileiro é laico, como se laico quisesse significar “ateu”? Que respeitem a cruz, para nós o sinal mais evidente de nossa salvação. E nós respeitemos os que não são cristãos que vão colocar os símbolos de sua fé sobre os túmulos. 

Fico pensando que o primeiro ato religioso no Brasil foi o de fincar uma cruz no solo e se celebrar a missa ao pé dessa cruz. Estou pensando aqui comigo, que o primeiro nome dado ao nosso Brasil foi “Terra de Santa Cruz” ou “Terra da Vera Cruz”. Que sejam respeitados os milhões de brasileiros que veneram a cruz de Jesus e a colocam nas torres de suas igrejas, nas paredes de suas casas, no túmulo de seus entes queridos e a penduram no pescoço. E que sejam respeitados também aqueles que não têm fé ou vivem uma experiência religiosa diferente da nossa.

Fique com Deus, Josefa!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.