Sínodo Arquidiocesano

Revisitando o caminho sinodal arquidiocesano de São Paulo

Concluídas as assembleias sinodais nas regiões episcopais e nos vicariatos ambientais, agora a Secretaria Geral do sínodo arquidiocesano está recolhendo os relatórios vindos das paróquias e das regiões, para que sejam trabalhados pela Comissão de Redação, com o auxílio dos peritos nomeados pelo Arcebispo, e se tornem o texto dorsal dos trabalhos da assembleia sinodal arquidiocesana, em 2020.
Neste intervalo que nos prepara para a assembleia sinodal arquidiocesana, vamos revisitar o caminho que se iniciou nas paróquias e suas comunidades, em 2018, com a realização de sete encontros que refletiram, no âmbito paroquial, sobre as diversas dimensões da vida e da missão da Igreja. Os temas das reflexões giraram em torno das seguintes questões: o que é a paróquia e qual a sua missão no lugar em que está e no conjunto da Arquidiocese? Como está a vida da paróquia no seu serviço à Palavra de Deus, à caridade pastoral e à santificação do Povo de Deus? Como está a paróquia na sua ação missionária evangelizadora?
Foi para responder a essas perguntas que se formaram os grupos sinodais paroquiais, que fizeram os sete encontros sucessivos e, por meio destes, buscaram ver, mais atentamente, a realidade religiosa, pastoral, evangelizadora e missionária de suas respectivas paróquias. 
O conjunto das respostas desses grupos foi refletido nas assembleias sinodais paroquiais que, também, elaboraram propostas indicativas para a paróquia e a Arquidiocese realizarem o seu caminho de “comunhão, conversão e renovação missionária”.
Assim, revisitando o caminho sinodal realizado nas paróquias da Arquidiocese em 2018, essas comunidades paroquiais devem se sentir interpeladas a retomar as mesmas questões que orientaram este caminho, a fim de que façam uma avaliação sobre alguns avanços que a comunidade realizou, neste espaço de tempo, e sobre o que ainda precisa realizar para que a paróquia seja incisivamente  missionária no lugar em que está.
A grande motivação missionária da paróquia, neste momento do ano, é a realização da “Novena de Natal”, elaborada pela Arquidiocese de São Paulo, cujo tema é: “Caminhos ao Encontro com Jesus”. 
A realização dos encontros da novena ajudarão a cada um de nós, fiéis cristãos, a perceber nossa grande missão de fazer a Igreja se multiplicar, em pequenas comunidades, verdadeiras células de evangelização. E não só isso, pois também nos ajudarão a nos lançar em missão e semear o Evangelho de Cristo nos lugares aonde Ele ainda não chegou.

LEIA TAMBÉMQue a Igreja seja mais incisiva no anúncio do Evangelho na cidade!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.