Você Pergunta

Que pecados levam à excomunhão?

 “Eu sei, padre, que todo pecado é ruim, mas gostaria de saber qual pecado leva à excomunhão.”

Celina, todo pecado é ruim porque é uma ofensa a Deus. Todo pecado também nos excomunga, isto é, nos coloca longe da comunhão com Deus e da comunhão com os irmãos. Nós aprendemos no catecismo que há o pecado mortal ou grave e o pecado venial ou leve. 

O pecado mortal é aquele cuja gravidade é tão grande que mata a vida da graça em nós. Já o pecado venial, embora grave, porque é ofensa a Deus, ele não nos separa definitivamente de Deus. 

Agora, existem sim alguns pecados que levam à excomunhão solene e pública, ou seja, ao afastamento definitivo da Igreja. Pense na negação de uma verdade de fé. Pense num atentado à vida como no aborto. Pense numa ofensa pública a Jesus Sacramentado. Pense no desrespeito profundo e grave a um ministro de Deus. Pense na condenação de um inocente. 

Mas mesmo nos casos de excomunhão, o arrependimento sincero, o reconhecimento do erro cometido, o voltar-se para Deus pode trazer de volta a pessoa à comunhão. Afinal de contas o que Cristo deseja não é a morte do pecador, mas que se converta e viva. 

Outra reflexão cabe aqui, Celina: na verdade, não é a Igreja que excomunga, que expulsa alguém, mas é a própria pessoa que se coloca fora dela. E lembremo-nos sempre daquilo que o Papa Francisco afirma repetidamente: “Deus não se cansa de perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão. Fique com Deus e que ele abençoe você e sua família. 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.