Saúde

Quando a barriga fica baixa é porque está na hora do bebê nascer?

Muitas mulheres quando estão grávidas ficam preocupadas quando a barriga fica baixa, principalmente quando estão no final da gestação. Vou explicar o que acontece. O bebê pode estar pélvico (sentado), transversal (atravessado) ou cefálico (de cabeça para baixo). Ele vai encaixando aos poucos quando está na posição cefálica e o quadril vai cedendo também aos poucos. 

No final da gravidez, o corpo já vai se preparando para o parto e, com o peso do bebê, é normal que a barriga fique baixa. Mas não é só isso que nos indica que está chegando a hora. Existe a contração de Braxton Hicks, conhecida como contração de treinamento do útero, que começa a acontecer a partir das 20 semanas. São contrações que incomodam por deixar a barriga bem dura, mas não provocam dor. Duram, em média um minuto e melhoram com o repouso. No início, elas não são frequentes e podem passar desapercebidas. 

Aos poucos, vai aumentando a frequência até acontecerem várias vezes ao dia e desencadear o trabalho de parto. É importante fazer inspirações profundas durante essas contrações, para ajudar a mandar oxigênio para o bebê. Caso essas contrações aconteçam junto com sangramento, você deve procurar a maternidade. Outro sinal importante que acontece quando a hora do nascimento se aproxima é a presença do tampão mucoso, que é liberado quando o colo começa a dilatar. É uma secreção esverdeada que aparece no final da gestação. A melhor forma de você saber se está próxima a tão esperada hora do parto é não faltar às consultas de pré-natal. 

Uma dica: sempre é importante ir acompanhada nas consultas, mas, a partir da 37ª semana, é imprescindível, pois na etapa final a gestante já está apreensiva e  precisa de suporte emocional. Em alguns casos, pode ter de ir do consultório direto para a maternidade. Preste atenção no seu corpo, curta cada momento de sua gestação e tenha uma boa “hora” de parto. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.