Você Pergunta

‘Qual o papel de Pedro na história da Igreja?’

Regina Maris, do Tremembé, obrigado por sua pergunta. A primeira coisa que temos de nos lembrar é de que o nome de Pedro foi dado a Simão, um dos dois discípulos que Jesus encontrou arrumando as redes à beira do mar da Galileia e chamou para ser seu discípulo. Simão e seu irmão André foram os primeiros apóstolos. Jesus prometeu que faria deles pescadores de homens.

Certa vez, Jesus perguntou aos discípulos o que as pessoas diziam dele. E os discípulos relataram a Jesus que uns achavam que Ele era o profeta Elias, outros achavam que era João Batista que tinha ressuscitado ou algum outro profeta.  Então, Jesus perguntou: “E vocês, quem vocês acham que eu sou?” E Simão respondeu na frente de todos: “O Senhor é o Cristo de Deus, o Messias!” E Jesus imediatamente disse: “Simão, foi o Espírito Santo que revelou isso a você! Por isso, vou mudar seu nome para Pedro, que quer dizer pedra, rochedo, e sobre esta pedra vou construir a minha Igreja”. 

São Pedro foi o chefe dos apóstolos. Foi o primeiro Papa. E todos os papas não são sucessores uns dos outros. Todos são sucessores de Pedro. Assim, nós podemos dizer que o sucessor de Pedro, hoje, é Francisco. Que o Pedro que dirige a Igreja hoje é Francisco.

A figura de São Pedro é parecida com todos nós. Pedro amava demais o seu mestre Jesus, mas falava demais. Queria corrigir Jesus. Tanto que levava broncas imensas do Mestre. No entanto, Jesus tinha um grande carinho por Pedro, porque sabia que podia contar com ele para tudo. Por isso, confiou a Pedro o cuidado da Igreja.

Pedro é representado pela arte sacra com duas chaves nas mãos. Uma de ouro, outra de prata, para lembrar que Jesus tinha lhe confiado dois poderes: o poder espiritual, representado pela chave de ouro, e o poder material, representado pela chave de prata. O Papa, além de ser o representante de Cristo na terra, é o chefe do Estado do Vaticano.

Que o Papa Francisco seja abençoado no Dia de São Pedro. E que nós, em nossas comunidades, participemos da coleta chamada óbolo de São Pedro. Assim, ajudaremos o Papa em tantas obras de socorro aos pobres, às vítimas de guerra e de desastres naturais. São Pedro, rogai por nós!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.