Saúde

Prevenção é o caminho para o combate à dengue, zika e chikungunya

O verão é a época do ano em que os casos de dengue, zika e chikungunya atingem mais pessoas. Com o aumento das chuvas, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador das doenças, torna-se mais propícia nesse período.

A dengue é a infecção mais comum entre as transmitidas pelo Aedes aegypti. Ela pode ser assintomática, trazer leves reações ou causar doença grave. Manifesta-se pela febre alta (39° a 40°C), acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

A zika, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresenta reações como dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

A chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti e pelo o Aedes albopictus. Os principais sintomas são febre alta, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dores nos dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Como não existem tratamentos específicos ou vacinas para enfrentar essas doenças, a grande mobilização das autoridades públicas ocorre por meio da prevenção e eliminação do mosquito.

Dentre os cuidados domésticos estão tampar os tonéis e caixas-d’água, limpar calhas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar água acumulada na área de serviço.

No ambiente externo, é recomendado realizar manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem, limpeza de ralos e canaletas. Ter cuidado com bromélia, babosa e outras plantas que possam acumular água, deixar lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas e verificar instalações de salão de festas, banheiro e copa.

 
(Apuração e Texto: Rafael Costa) 
(Com informações de Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde e Instituto Federal de Brasília)
 
 

LEIA TAMBÉM: Protetor solar: cuidado o ano todo

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.