Você Pergunta

Posso acreditar em ‘A grande promessa do Sagrado Coração de Jesus’?

Um leitor do O SÃO PAULO , que pediu para não ser identificado, me faz a seguinte pergunta: “Há alguns meses, tomei conhecimento de livros - de três autores diferentes - que expõem o tema da Revelação de Jesus feita a Santa Margarida Maria no século XVII, em 1673, e a chamada ‘A Grande Promessa do Sagrado Coração de Jesus’. A Grande Promessa consiste no seguinte: Para merecê-la, é necessário: 1º) receber nove vezes a Santa Comunhão; 2º) sempre na primeira sexta-feira de cada mês; 3º) por nove meses consecutivos; 4º) receber a comunhão em estado de graça, sem más intenções, com o escopo de honrar sempre o Sagrado Coração de Jesus; 5º) renovar em cada comunhão a intenção de cumprir as nove sextasfeiras; 6º) após o término dos nove meses, continuar sendo bom e nunca baixar a guarda contra o pecado; em troca, garantiremos o direito e a certeza da salvação eterna de nossa alma, ganharemos o céu após a nossa morte. Face ao supra exposto, gostaria de saber se posso dar credibilidade, legitimidade ao que estes livros ditam?” 

Amigo, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus ganhou força exatamente por conta das revelações do próprio Cristo a Santa Margarida Maria de Alacoque e isso ganhou o mundo. Toda primeira sexta-feira, o povo de Deus se reúne, faz a sua comunhão. Quando termina um ciclo de nove primeiras sextas-feiras, inicia-se um novo ciclo. E o bonito é que as pessoas assumem como compromisso a oração, a comunhão, a prece em comum. E foi por conta dessa devoção também que ganhou impulso o Apostolado da Oração, pelo qual as pessoas se associam e oram pela Igreja, pelo mundo e pelas intenções do Santo Padre, o Papa. 

Eu penso ser uma grande bênção para nossas paróquias e comunidades a devoção ao Sagrado Coração de Jesus vivida por essa associação de fiéis. Os associados diariamente se dirigem a Cristo e oram pela Igreja e seus pastores. O Santo Padre quer tanto bem ao Apostolado da Oração que para cada mês do ano ele escreve uma intenção missionária para os membros do Apostolado colocarem em oração. 

Mas, é preciso ter em mente o significado profundo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.  O nosso povo tem uma expressão muito bonita para quando alguém declara amor para o outro. A expressão é a seguinte: “Eu te amo de todo o meu coração”. Pois bem, a devoção ao coração de Jesus quer que experimentemos a certeza de que Jesus nos ama de todo o nosso coração, de forma que não adoramos somente o coração, o órgão que batia no peito de Jesus e que foi transpassado pela lança. Nossa devoção é ao Cristo que nos ama de todo o coração. 

A Igreja faz questão de divulgar as revelações de Jesus a Santa Margarida Maria. São revelações que nos chamam atenção para o fato de termos um Deus que quis ser homem e cujo coração disparou e se incendiou de amor pela humanidade pecadora. Um abraço, meu irmão. E repitamos sempre a linda invocação que nos diz: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso”.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.