Você Pergunta

Por que um pedaço da hóstia consagrada é colocado no cálice?

A Hilda Bomfim, de Salvador (BA), enviou a seguinte pergunta: “Por que, na missa, na hora da comunhão, o padre parte a hóstia consagrada e coloca um pedaço no cálice? Isto tem algum significado?”
Este gesto que você cita na sua pergunta, Hilda, chama-se “Fração do Pão”. Fração quer dizer o ato de partir o pão, de dividir em pedaços o pão. Eu penso que você já deve saber disso, mas eu repito que os primeiros cristãos chamavam a celebração eucarística, a missa, de “Fração do Pão”.
Veja, por exemplo, lá no livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 2, versículo 42, que os cristãos “eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”. 
Agora vamos voltar à sua pergunta. De fato, o padre na missa, no rito da Fração do Pão, faz como Jesus fez na última ceia. Ele parte o pão consagrado. Na introdução do Missal Romano, que é aquele livro grande que o padre usa no altar, explica-se que esta Fração do Pão significa que muitos fiéis, pela Comunhão no único pão da vida que é Jesus morto e ressuscitado pela salvação do mundo, formam um só corpo. 
Como você reparou, Hilda, um pedaço do pão é colocado no cálice em que está o vinho consagrado, o sangue de Jesus. Isto é para significar a unidade do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus na obra da salvação. Corpo e Sangue não se separam, e, tanto no vinho consagrado quanto no pão consagrado, Cristo está inteiramente presente, doando-se integralmente para a nossa redenção. 
Como você vê, Hilda, tudo na nossa liturgia tem seu sentido, tem seu significado. Por isso, a Igreja se preocupa muito com a sacralidade do sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus. Ela quer que cada um de nós mergulhe fundo na doutrina deste sacramento para aproveitar toda a riqueza que Jesus nele colocou para o nosso crescimento espiritual. Fique com Deus, Hilda. Que Ele abençoe você e sua família!

LEIA TAMBÉMA Virgem Maria não tinha o pecado original?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.