Espiritualidade

O tempo está próximo...

A pergunta sobre o que vai acontecer no futuro está ligada à curiosidade humana. Na busca de respostas sobre o futuro, o homem se deu ao trabalho de interpretar os sinais no céu, os sonhos e várias outras menifestações. Também criou uma linguagem mística e obscura, usada pelos iniciados, pelos videntes e adivinhos. Não é incomum que se use o texto da Sagrada Escritura para justificar os sinais dos tempos, com tempestades, guerras ou catástrofes naturais. Tudo parece justificar essa ou aquela interpretação. O que esses sinais querem dizer realmente?
Algumas vezes, as pessoas que supostamente fazem interpretações estão mais próximas de nós. Elas têm algum conhecimento da Escritura, usam imagens que reconhecemos e até mesmo revelações particulares, como as aparições de Fátima, de Lourdes ou de outros santos. Tudo parece formar um grande mosaico, em que cada peça se encaixa na outra, num conjunto harmônico do mistério que foi desvendado. Segundo esses intérpretes iluminados, chegou o fim dos tempos e a Igreja está ameaçada, porque a sua hierarquia perdeu a autenticidade. Em quem devemos acreditar?
Na época de Jesus, também havia pessoas que buscavam interpretar os sinais dos tempos, procurando saber quando o Messias devia chegar e como iria acontecer. Queriam entender a vontade de Deus ou conhecer os acontecimentos futuros, e não foram capazes de perceber a presença do Filho de Deus entre eles. Buscavam um conhecimento obscuro, supostamente escondido na Escritura e capaz de revelar o futuro. Pessoas assim não podem ser chamadas ou consideradas como profetas, porque a verdadeira profecia não está no conhecimento do que vai acontecer no futuro.
A vontade de Deus não está escondida no meio de escritos obscuros nem pode ser interpretada por meio de objetos mágicos. A Sagrada Escritura é um conjunto de escritos que fala da fé de homens e mulheres que sempre confiaram em Deus e acreditaram na sua providência. A Escritura fala da esperança do povo de Deus, que enfrentou os desafios e superou os obstáculos, tudo porque confiaram e acreditaram na promessa. Jesus é a realização da promessa e da revelação da vontade do Pai, sua presença e ação continuam no mundo, por meio da Igreja. Diante dessa verdade, não precisamos de nenhum conhecimento do futuro, porque temos a certeza da presença de Deus, hoje e sempre. 
 

LEIA TAMBÉMDia Nacional da Consciência Negra

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.