Você Pergunta

O que fazer com uma imagem quebrada?

Converso agora com a Jane, do bairro das Perdizes, sobre o que fazer com uma imagem quebrada. 

Jane, só Deus sabe quantas vezes já respondi a essa pergunta. Mas, outro dia, uma pessoa me pediu que abençoasse uma imagem para ela. Era de Nossa Senhora Aparecida. E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que a imagem era de borracha? Achei a ideia muito interessante. Sempre tivemos imagens esculpidas em gesso e madeira. Hoje estão fazendo imagens de fibra de vidro, de resina e agora essa novidade, de borracha. São imagens mais leves e mais resistentes aos tombos. 

Para nós católicos, a imagem é um objeto de piedade que lembra Maria em seus muitos títulos, nos lembra os santos, nos lembra Jesus. Longe de nós adorar essas imagens. Elas apenas nos ajudam a orar, a meditar, a nos aproximarmos do sagrado.

As imagens de gesso sempre foram muito frágeis mesmo. Elas se quebram com facilidade. E as pessoas que têm carinho pelas imagens ficam preocupadas, perguntando-se o que fazer com aquelas que se quebram. Eu entendo que podem ser descartadas e trocadas por outras.

Nós precisamos das imagens. Precisamos e muito. Até porque Deus nos fez à sua imagem, Jesus é a imagem visível do Deus invisível. E nós não podemos contemplar a Deus sem fazer uma imagem mental dele. 

A arte sacra católica é belíssima e faz parte do patrimônio da humanidade. E ela foi uma forma de passar o Evangelho de uma forma mais inteligível para o povo humilde. Jane, descarte sua imagem quebrada. Compre uma de material mais durável que o gesso, para você alimentar sua fé, sem esquecer, porém, que não podemos dispersar a leitura orante da Sagrada Escritura.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.