Liturgia e Vida

Permanecer unidos

5º DOMINGO DA PÁSCOA – 29 DE ABRIL DE 2018

Jesus se compara a uma videira, a um pé de uva. Nós somos comparados aos ramos. Se o ramo se destaca, se separa, é cortado, quebra e cai, ele seca, morre e não produz mais frutos. Para produzir frutos, os ramos devem permanecer unidos ao tronco. Nós, para produzirmos frutos, devemos permanecer unidos a Jesus Cristo. Unidos a Jesus, atentos a sua Palavra, ao seu ensinamento como bons alunos, produziremos frutos, o que pedirmos nos será concedido e o Pai será glorificado. Jesus é o absoluto da nossa vida. Para cada um de nós não há nada nem ninguém mais importante do que Ele. Ele é tudo para nós e nós somos totalmente dele. Isso é fundamental, é o que nos torna cristãos de verdade. Viver por Cristo e por seu Evangelho. Somos consagrados a Ele e não a coisas ou pessoas, nem a estruturas e organizações, nem a cargos, funções, e, menos ainda, a personalidades, civis ou eclesiásticas. Pertencemos a Jesus. É Ele quem nos dá vida. Nele produzimos frutos. 

Mas somos humanos e necessitamos uns dos outros. Por isso, somos comunidade de fé, somos Igreja. Depois da sua conversão, saindo de Damasco, Paulo foi para Jerusalém e “procurava juntar-se aos discípulos” que lá viviam. Essa é a atitude normal do cristão, juntar-se aos demais discípulos e com eles formar a Comunidade de Jesus, que se chama Igreja. Em Jerusalém, não sabiam da conversão de Paulo. Sabiam que ele tinha perseguido os cristãos e tinham medo dele. E aí começam as dificuldades. Queremos estar bem unidos a Cristo, mas também aos irmãos, o que não é fácil. Paulo terá dificuldade também com os judeus de língua grega, que queriam matá-lo. Temos que estar unidos a Cristo e fazer um esforço imenso para permanecer unidos entre nós. Enfrentar e superar divergências, oposições, contrariedades e até injustiças. Necessitamos para tanto da presença do amor de Cristo em nossas vidas, presença do Espírito Santo. Paulo encontra em Jerusalém um bom amigo, que faz a mediação com a comunidade local. É sempre bom ter uma pessoa amiga ao nosso lado nas horas das dificuldades. 

Temos que permanecer unidos a Cristo e Ele também permanece unido a nós. São João nos diz na primeira carta que “sabemos que Ele permanece conosco pelo Espírito que Ele nos deu”. É com esse Espírito que mantemos a unidade, vencemos os obstáculos que surgem em nossa vida e são colocados diante de nós sem que os queiramos. O Espírito nos ajuda a amar de verdade, sem mentiras, sem dizer uma coisa e fazer outra. É o Espírito da Verdade, que no mantém unidos a Cristo e entre nós.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.