Você Pergunta

‘O que é uma seita?’

A pergunta é da Maria Lúcia, de Mogi das Cruzes (SP). Maria, vamos imaginar que, de repente, um grupo de católicos comece a pregar que Jesus não é o filho de Deus encarnado e comece a interpretar a Bíblia de um jeito totalmente diverso daquilo que o Cristianismo ensina.
Vamos imaginar que o líder deste grupo passe a proclamar que recebeu uma outra revelação fora daquela que está na Bíblia.
Imaginemos, ainda, que este grupo se fecha sobre si mesmo, vendo o mundo, as coisas e as pessoas sob uma visão do mundo sem eira nem beira, fechado em si mesmo e tendo sua visão própria do passado, do presente e do futuro, sem aceitar nem dialogar com os demais cristãos e grupos religiosos.
Pronto, minha irmã, este grupo, se não virou seita, está quase.
Os estudiosos discutem de onde viria a palavra seita. Há os que afirmam que vem do verbo latino seco, que significa seccionar, cortar. Então, seita significaria um grupo que se separa de outro grupo religioso. 
Outros afirmam que a palavra seita vem do verbo sequor, que quer dizer “seguir”. Então, seita seria um grupo que se separa de uma religião estabelecida e, guiado por um líder, passa a ter vida própria. 
A Igreja, quando fala de muitas destas Igrejas evangélicas e pentescostais que surgem por todo canto, parece não ter chegado a um acordo se seriam seitas ou não. Em alguns momentos, usa para eles o nome de “seitas”. Outras vezes, por força do ecumenismo, e porque a palavra seita muitas vezes designa grupos fanáticos que assustam pela forma que vivem e até pela prática da violência para impor suas ideias, ela prefere falar de “novos movimentos religiosos”.
Em grego, a seita é chamada de heresia. No entanto, parece que há uma diferença básica entre seita e heresia. A seita é o grupo que se desligou de uma religião e tem sua interpretação própria da Bíblia.  As heresias são as doutrinas que este grupo segue.
Agora falando de nossa querida Igreja Católica, é bom que fiquemos sempre alerta. É preciso que vivamos em profunda comunhão com o Santo Padre, o Papa, e com nossos bispos. A desobediência a suas orientações, as propostas de vida que fogem da racionalidade e do bom senso, o caminhar isolado, e sem levar em conta a caminhada comum dos irmãos na fé, podem iniciar uma seita. É isso aí, minha irmã. Fique com Deus. Que Ele abençoe você e sua família!

LEIA TAMBÉM‘Deixei de ir a missas de 7º dia. Estou em falta com Deus?’

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.