Você Pergunta

Meu namorado é evangélico. Poderei casar na Igreja?

Vejamos a dúvida da Susana, de Mogi das Cruzes (SP): “Padre, meu namorado é evangélico. Sei que se não casar com ele na Igreja não poderei comungar. Posso fazer um casamento com a bênção do pastor e do padre?” 

Susana, preste bem atenção no que eu vou lhe falar. O amor não tem muros. Ele pode acontecer entre duas pessoas não importando religião, condição social, idade etc. 

Agora, é preciso que o amor seja respeitoso. Você deverá respeitar profundamente a opção religiosa do seu possível noivo. E ele também deverá respeitar a sua opção católica. Sem isso, não vai dar certo lá na frente. 

Você pergunta se no caso de se casar só no civil poderá comungar. E a resposta é não, porque você estará recusando um sacramento da Igreja. 

Agora, eu penso que, no mútuo respeito pela fé um do outro, poderão acontecer sim duas celebrações. A celebração do sacramento do Matrimônio na Igreja Católica e um momento de oração na igreja evangélica. O padre poderá, também, no fim da celebração do sacramento do Matrimônio, dar ao pastor a oportunidade de fazer uma breve reflexão. 

Mas atenção, minha irmã: no processo de casamento, a parte católica deverá assumir o compromisso de educar os filhos na fé católica e a parte não católica deverá aceitar essa condição. Caso contrário, não acontecerá o casamento.

Respondendo de novo às suas dúvidas: 1. Casada só no civil, você ficará impossibilitada de comungar. 2. O seu namorado hoje e futuro noivo poderá se casar na Igreja Católica. 3. Mas o casamento na Igreja Católica vai exigir dele o compromisso de deixar você educar os filhos na fé católica. 

Converse com o padre da sua paróquia para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.