Comportamento

Metas familiares para 2018 – já estabeleceu as suas?

No fnal de ano, foi o tempo de avaliar, fazer fechamento, verificar se as metas foram alcançadas, festejar o sucesso, diagnosticar as causas dos fracassos para corrigir o rumo e colocar as metas para o ano seguinte. Isso é corriqueiro no trabalho de todos nós, não é? 

Minha reflexão nesse início de ano passa por esse saudável hábito que acaba mantendo a saúde de muitas empresas. Apenas proponho fazermos esse exercício dentro de nossa família. 

É muito rico fazermos um balanço da vida em família, abrirmos oportunidades de reflexão em conjunto sobre os hábitos, os momentos bons, as dificuldades e, além disso, termos objetivos e metas para o novo ano. No que podemos crescer, o que podemos melhorar, o que é bom manter. Às vezes, temos a impressão de que em nossa família as coisas acontecem “automaticamente” e acabamos não dando tanta importância à reflexão e ao planejamento. Porém, na verdade, assim como tudo na vida, também o convívio e o crescimento da família precisam de um cuidado e um empenho especial. 

Este início de ano pode ser uma excelente oportunidade para propor um momento de conversa para avaliar e estabelecer metas para a família e para cada um dos membros. Quanta riqueza aparece quando nos abrimos para ouvir a opinião dos filhos, mesmo os pequenos, sobre a vida em família, as atitudes e procedimentos que costumamos adotar e sobre como se sentem nas diferentes situações. Ouvir é um passo importante para compreender e poder planejar as mudanças necessárias. Às vezes, algo que fazemos com boa intenção ou com naturalidade provoca impressões e sentimentos ruins para um ou outro filho. Às vezes, na correria do dia a dia, algumas coisas são tomadas como implícitas e acabamos não comunicando com clareza o que precisaria ser comunicado – isso favorece os mal-entendidos, as confusões e, por vezes, provoca reações que não entendemos. Eis uma excelente oportunidade para aumentarmos a compreensão um dos outros. 

Ouvir os demais, falar com tranquilidade, explicar com carinho - tudo isso pode ser promovido nesse momento de avaliação e estabelecimento de metas. Esse pode ser um momento riquíssimo de encontro familiar: encontro que estreita vínculos, que acolhe, que promove a comunicação e que favorece a transmissão de valores e virtudes.  Encontro que une forças em torno de objetivos comuns e mostra aos filhos o quanto o convívio familiar é importante, o quanto estamos dispostos a investir e lutar por isso.  

Lembro-me, com carinho, das reuniões de família que fazíamos em casa quando pequenos – meus pais e nós quatro. Era uma oportunidade de falarmos sobre tudo o que sentíamos necessidade, até mesmo sobre as brincadeiras que meu pai fazia e que não gostávamos. Que grande lição era ouvir ao final da reunião, da boca de meu pai, um compromisso de se empenhar por não fazer mais aquelas brincadeiras. Como me sentia valorizada e importante! Além disso, sentia-me comprometida a lutar por mudar aquilo que também havia sido apontado como negativo em meu comportamento, afinal, havia reciprocidade. 

Vamos reservar um tempo para planejarmos metas para esse que é o nosso maior e melhor patrimônio – nossa família!

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.