Opinião

Maria no sínodo

Comemorando o Ano Mariano Nacional, o Cardeal Scherer, nosso arcebispo, nos brindou com a carta pastoral “Viva a Mãe de Deus e nossa!” Na oportunidade dos diversos aniversários marianos deste ano, Dom Odilo recorda a doutrina mariana da Igreja, dá orientações detalhadas sobre várias práticas pastorais/ devocionais e termina “invocando, com Nossa Senhora Aparecida, o Espírito Santo, sobre o caminho sinodal da Arquidiocese e a graça de um novo vigor evangelizador e pastoral”. 

Ao recordar a doutrina, defende a posição católica contra as clássicas objeções da grande maioria das igrejas e denominações protestantes, seguindo o importante capítulo VIII, sobre o lugar de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, da Constituição Dogmática sobre a Igreja, Lumen Gentium , promulgada pelo Concílio Vaticano II, em 1964. 

 Não nos parece, então, inútil relembrar alguns aspectos das longas e, por vezes, apaixonadas discussões entre os padres conciliares a respeito de como situar Maria no mistério de Cristo e também em relação à Igreja. 

Forte corrente mariológica dentre eles defendeu, até quase o fim das discussões, que Maria constituía, digamos, um mistério especial. Assim pensavam, ora porque tinham uma concepção prevalentemente institucional e canônica da Igreja, ora porque consideravam os privilégios da Mãe de Deus como carismas, no sentido técnico do termo, expressões excepcionais do dom de Deus, em vista da santificação da Igreja.

Foi preciso decidir no voto se a doutrina sobre Maria deveria se inserir na Constituição sobre a Igreja, tratando-a como membro da Igreja, ou se seria objeto de um documento próprio, dado o lugar particular que ocupa no desígnio salvador de Deus. 

Na votação excepcional, não se alcançou a maioria regulamentar dos dois terços, mas o Beato Paulo VI acolheu a tese de que Maria era a expressão acabada da santidade, membro eminente da Igreja, por estar como ninguém próxima de Deus, como Mãe de seu Filho, santificada por Ele, como todos nós, participantes da mesma santidade.

Todos nós, cristãos, acolhidos pelo Pai num mesmo povo, encabeçados por Cristo, filho de Maria, num mesmo Espírito, formamos a Igreja, que é a expressão histórica e como que “o sacramento da união com Deus e da unidade de todo o gênero humano”, como diz a mesma Constituição Lumen Gentium , que, por isso, não podia deixar de incluir Maria. 

A Igreja é, antes de tudo, um mistério de santidade, participação na vida de Deus, na qual somos introduzidos pela Palavra de Deus encarnada, Jesus, que nos santifica a todos, por seu gesto salvador de amor, entregando-se na cruz como homem. 

A Igreja é obra da graça. A humanidade de Jesus é santa e vem de Maria, “cheia de graça”, valendo-lhe o título de Mãe da Igreja, Mãe do Povo de Deus. A santidade tem primazia sobre todos os dons hierárquicos e carismáticos. 

Em clima de sínodo, não se pode esquecer essa grande lição do Vaticano II: de que a santidade de Jesus, graça capital vivida em plenitude por sua Mãe, é o lugar de Maria na Igreja, no mistério cristão.

Arte: Sergio Ricciuto Conte
 

As opiniões expressas na seção “Opinião” são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, os posicionamentos editorais do jornal O SÃO PAULO

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.