Cultura

Introdução à vida de oração

“A oração é necessidade interior, graça e realização; mas ela também é um dever que exige empenho e um esforço sobre si mesmo. Há, de um lado, a experiência interior da oração e, de outro, o seu exercício; de um lado, a sua fonte; de outro, a sua escola.

Digamos melhor: suas escolas, e níveis diferentes. Antes de tudo, a de Jesus Cristo, tal como o Novo Testamento a descreve. A pessoa do Senhor está inteiramente imersa na oração. Há um movimento ininterrupto e sagrado do Pai a Dle e Dele ao Pai. Os evangelhos falam disso com frequência; assim é na passagem que conta o seu batismo no Jordão (Lucas 3,21), quando dizem que Ele se retira na solidão para rezar (Lucas, 6,12; 9,18; 9,28-29; 11,1), na passagem que conta a última ceia (João 17) e a da agonia no Monte das Oliveiras (Mateus 26, 36-44). Fora dessa relação com a oração, é impossível reconhecer a verdadeira figura de Jesus e assim compreender a sua vida. Ele também falou explicitamente da oração: como no Sermão da Montanha, em que distingue a oração autêntica do falatório dos pagãos e do exibicionismo dos fariseus (Mateus 6,5-8); ou ainda nesse momento memorável em que seus discípulos o abordaram e pediram ‘Ensina-nos a rezar, como João fez com seus discípulos’ e Ele lhes fez o dom do Pai- -Nosso (Lucas 11,1-13). Além disso, há a escola da oração que a Igreja instituiu em sua liturgia. A liturgia é uma oração única em palavra e ação, que se realiza pela simples recitação e pelo canto. Ela se estende por todo o ano, penetra toda a vida, e a oração de milênios acumulou nela a sua sabedoria. Há, enfim, a escola dos grandes santos, que viveram no comércio com Deus e que registraram suas experiências em preciosos escritos. Eles falam da essência da oração, dos diversos graus de sua elevação, de seus deveres, de seus perigos e de suas maravilhas.

O conteúdo da presente obra trata de tudo o que ensinam essas diversas escolas; mas, no essencial, ele se situa em um estágio anterior. Seu título foi escolhido após madura reflexão: ela quer ser somente uma escola preparatória para a oração, em que se aprende coisas muito simples e se, de vez em quando, acabarmos indo mais longe, será somente na medida em que isso parecer indispensável para sermos completos.”
 

FICHA TÉCNICA:

Autor: Romano Guardini

Páginas: 188

Editora: Cultor de Livros

 

LEIA TAMBÉM: Sobre o livre-arbítrio

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.