Saúde

Intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca?

Intolerância à lactose é a dificuldade de digerir a lactose. Isso acontece pela baixa ou não produção de lactase, enzima responsável pela quebra da lactose em unidades menores. 

Quando não ocorre a quebra da lactose, ela chega intacta no intestino, causando gases, diarreia e choro após as mamadas em bebês. 

Outro possível problema é a alergia ao leite de vaca. Mas, nesse caso, os sintomas e o tratamento são diferentes: o corpo reconhece as proteínas do leite como agressoras, provocando constipação, alergia na pele, problemas respiratórios e até sangue nas fezes. 

Existem várias formas de diagnosticar a intolerância à lactose por meio de exames físicos e clínicos, mas o mais importante é prestar atenção aos sintomas para informar corretamente o médico em uma eventual consulta. A intolerância pode se manifestar desde o início da vida ou durante a infância. E suas manifestações podem durar um curto período ou permanecer até a fase adulta, o que dependerá se o tratamento e as orientações estão sendo seguidas corretamente.

Uma dica: caso suspeite de uma dessas doenças, anote tudo o que consumiu de 12 a 24 horas antes de ter os sintomas. Isso ajudará muito no diagnóstico.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.