Sínodo Arquidiocesano

Foco da segunda sessão das assembleias sinodais nas regiões episcopais

O passo seguinte da celebração das assembleias sinodais nas regiões episcopais é a realização da sua segunda sessão, que se desdobrará com as reuniões preparatórias (durante o mês de junho) e a reunião plenária (no mês de julho).

O foco da primeira sessão das assembleias sinodais nas regiões episcopais foi o de elaborar o diagnóstico da realidade religiosa, pastoral e evangelizadora da região episcopal a partir dos relatórios provenientes das assembleias sinodais paroquiais e da pesquisa de campo e do levantamento paroquial.

Agora, o foco da segunda sessão é o de analisar e refletir sobre a vida e a missão da Igreja na região episcopal no seu “todo”, em vista da ampliação do diagnóstico da realidade eclesial regional e da indicação de avanços e desafios pastorais e missionários.

Para esse objetivo, todas as organizações eclesiais atuantes na região episcopal são convocadas a realizar as reuniões preparatórias da segunda sessão para colaborar, em comunhão eclesial, com o propósito do sínodo arquidiocesano de São Paulo.

Quais são as organizações eclesiais que participarão deste primeiro momento da segunda sessão das assembleias sinodais nas regiões episcopais?

São todos os organismos que atuam pastoralmente na região: as paróquias, todas as coordenações de pastorais, o clero, as congregações religiosas de vida consagrada, as novas comunidades, as associações católicas (por exemplo, o Apostolado da Oração), os movimentos (Encontro de Casais com Cristo, Encontro de Jovens com Cristo, Renovação Carismática, Movimento Neocatecumenal, Shalom, Canção Nova etc.) e todos os grupos que têm presença evangelizadora na região episcopal.

O que todos esses grupos eclesiais farão nesse primeiro momento da segunda sessão?

Cada grupo eclesial se reunirá no mês de junho justamente para preparar a reunião plenária da segunda sessão, respondendo às seguintes questões de trabalho:

1) De que modo cada grupo avalia os resultados da pesquisa de campo e dos levantamentos paroquiais, de 2018? Como se sente interpelado por eles?

2) Quais são, segundo o grupo, os maiores desafios, dificuldades e urgências para a missão da Igreja, no seu todo, na região episcopal?

3) Como cada grupo está atuando na região episcopal? Quais as iniciativas realizadas e quais os seus resultados? Quais as lacunas e dificuldades encontradas? O que precisamos para que realizemos o “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” na região e na inteira Arquidiocese de São Paulo?

4) Cada grupo apresente três questões importantes, no âmbito de sua atuação, onde a “conversão missionária” se faz mais urgente.

Por fim, cada grupo elaborará um relatório sobre as questões acima tratadas, para ser apresentado em julho, na reunião plenária dessa segunda sessão. Este é o trabalho do caminho sinodal em nossas regiões episcopais no mês de junho! Que na reunião de cada grupo eclesial haja uma ampla e boa presença e participação, pois “sínodo” significa “caminhar juntos”, para que edifiquemos, cada vez mais, uma Igreja que responda, com ardor missionário, à sua vocação evangelizadora nesta cidade de São Paulo.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.