Saúde

Faça o tratamento contra a malária até o fim

Em 2016, o Brasil registrou mais de 129 mil ca- sos de malária, uma quantidade alta, mas 9,7% menor que os 143 mil casos de 2015. A maioria das ocorrên- cias do ano passado foi na região Amazônica. Em 25 de abril, Dia Mundial da Malária, o Governo Federal lançou em todo o país uma campanha de prevenção e incentivo ao tratamento da doença com o slogan “Faça o tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”.

A meta é que as pessoas procurem o diagnóstico de malária em uma unidade de saúde para fazer o exame e, caso positivo, realizem o tratamento completo.

A malária é uma infecção parasitária transmitida pelo mosquito Anopheles, que geralmente pica entre o anoitecer e o amanhecer. Trata-se de uma doença evitá- vel, detectável e tratável, que tem incidência maior nas áreas mais carentes dos países.

Uma vez no corpo humano, a infecção viaja até o fígado, onde se estende e infecta as células vermelhas do sangue, nas quais os parasitas se multiplicam rapi- damente até elas se romperem, liberando ainda mais parasitas na corrente sanguínea e manifestando, nesse processo, os sintomas típicos da doença.

Os primeiros sintomas surgem entre nove e 14 dias após a infecção. No início, a malária é muito parecida com uma gripe. A pessoa sente febre – podendo ocorrer ciclos típicos de febre, calafrios e suor em grande quan- tidade, dor nas articulações –, dores de cabeça, vômitos frequentes, convulsões e, em casos extremos, coma.

Se não for tratada, a malária pode se tornar grave. O tratamento mais eficiente consiste de uma terapia com- binada à base de artemisinina (ACTs em inglês), que tem poucos efeitos colaterais e age rapidamente contra o parasita.

Fontes: Ministério da Saúde e Médicos Sem  Fronteiras

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.