Você Pergunta

Existe ou não o dom da profecia?

A Marina Ventura leu neste jornal e me ouviu dizer na rádio 9 de Julho que as revelações ditas do Espírito Santo nem sempre o são. “Joga-se verde para colher maduro” quando se afirma que há pessoas na assembleia com tais e tais dificuldades ou problemas. A Marina cita Cor 12, 4-11, que fala que entre os dons do Espírito Santo está o dom da profecia... “Quero que o padre explique melhor sobre isso”.

Marina, se você, minha irmã, sabe discernir os caminhos de Deus, sabe discernir o certo e o errado, prefere os caminhos de Deus aos caminhos do mundo, você tem o dom da Sabedoria.

Se você é capaz de compreender os sinais e recados de Deus nos acontecimentos da vida e ajudar outras pessoas a ter essa compreensão, você tem o dom do Entendimento.

Se você sabe orientar, alertar, corrigir, incentivar alguém a caminhar nos caminhos de Deus, você tem o dom do Conselho.

Se você não esmorece diante das dificuldades, sabe manter a sua fé na alegria e na tribulação, você recebeu do Espírito Santo o dom da Fortaleza.

Se você conhece a verdade sobre Deus, sobre o homem, sobre a vida, e partilha esse conhecimento com os outros, você recebeu o dom da Ciência.

Se você experimenta a ternura de Deus e ama, adora e dialoga com Deus como uma filha fala ao Pai, confiando a Ele seus segredos, você tem o dom da Piedade.

E se você serve a Deus, faz de tudo para não o ofender e tem medo de não corresponder ao amor que Deus lhe oferece, você tem o dom do Temor de Deus.

Esses sete dons do Espírito Santo farão de você uma verdadeira filha de Deus, uma verdadeira discípula de Cristo. Você os recebeu para sua santificação pessoal.

Mas, o Espírito Santo também oferece muitos carismas que nos ajudam a viver em comunidade a nossa fé. A profecia é um desses dons. No entanto, a verdadeira profecia nos faz falar de Deus.

Quanto à vidência ou revelação, minha irmã, eu volto a repetir: é dos carismas menores. Mais do que ouvir do Espírito Santo informações sobre a vida dos outros, o carisma da vidência, da revelação, me faz olhar para o outro como um irmão e abraçar a todos. Eu repito, minha irmã: a revelação verdadeira é aquela que me faz olhar a comunidade ou uma pessoa da comunidade e ver nela um irmão, uma irmã precisando de Deus. Eu não consigo ver dom da revelação em quem faz disso um espetáculo para impressionar a comunidade. Não consigo ver o dom da revelação em quem ouviu alguém falar sobre os problemas de uma pessoa e quando vê essa pessoa na igreja faz um discurso para ela como se fosse uma informação revelada pelo Espírito Santo. Não consigo ver dom da revelação em quem, diante de dezenas de pessoas, “chuta” para alcançar quem está doente. Espero ter ajudado você a entender.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.