Saúde

É possível doar sangue apenas 1 mês após tomar a vacina contra a febre amarela

Recentemente, a Fundação Pró-Sangue fez um apelo para que as pessoas que são doadoras de sangue o façam antes do tomar a vacina contra a febre amarela, porque quem for vacinado precisa esperar ao menos 28 dias antes de realizar uma doação. 

Além disso, pessoas que estiveram em algum município com caso confirmado da doença precisam aguardar 30 dias para fazer a doação. 

Quem recebeu a vacina da febre amarela há mais de 28 dias pode doar mesmo que seja de municípios com casos confirmados da doença. Já aqueles que contraíram febre amarela precisam aguardar seis meses após a recuperação clínica completa para voltar a doar.

A Fundação Pró-Sangue lembra que, para ser doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ir alimentado ao posto de doação, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do doador. É bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, terá de aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. 

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov. br) e consultar os pré-requisitos de doação. Outras informações também podem ser consultadas pelo Alô Pró-Sangue 0800-550300.

(Com informações da Fundação Pró-Sangue)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.