Você Pergunta

É correto submeter-se a coisas erradas para agradar alguém?

A pergunta é de uma jovem que não quis declarar o nome. Minha irmã: Não pode ser correto a gente fazer alguma coisa que conscientemente sabemos que é errado, só para fazer a vontade de alguém. 

Eu estou pensando cá comigo, minha irmã, que a felicidade de alguém não pode ser construída sobre a mentira, sobre a aceitação passiva de algo que nos ofende, humilha-nos e nos destrói. Eu não posso, você não pode, ninguém pode aceitar o desrespeito à própria dignidade para segurar alguém, para agradar alguém. 

Uma mulher de profunda formação cristã não pode esquecer a castidade que lhe é pedida no sexto mandamento só para satisfazer o namorado. E se ele exige isso da mulher e ela aceita, ela está desrespeitando a si mesma. 

Outro exemplo: Uma mulher profundamente cristã deixa de ir à Igreja, de viver sua fé, para não contrariar o marido. Essa mulher não será feliz jamais nem será feliz o seu marido, porque não pode haver felicidade num relacionamento em que um domina o outro. 

Quer mais? Alguém que esconde uma verdade para não preocupar o outro ou inventa uma mentira para fazer o outro feliz, vai acabar fazendo o outro infeliz, porque a mentira não é caminho para a felicidade. 

A felicidade na vida a dois, no casamento, no namoro, no noivado ou numa simples amizade só se concretiza na sinceridade, no diálogo franco, na aceitação do outro como ele é, e no respeito à dignidade da pessoa com quem me relaciono. 

Espero ter respondido à sua pergunta, minha querida irmã. Espero tê-la ajudado. Deus a abençoe! E jamais passe por cima do que você acredita para fazer alguém feliz. Não é justo, não é honesto... você não merece isso.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.