Liturgia e Vida

Cristo ressuscitou, ressuscitou de verdade

DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR – 1º DE ABRIL DE 2018

É assim que nossos irmãos de rito oriental se cumprimentam no tempo da Páscoa. “Cristo ressuscitou”, diz um. “Ressuscitou de verdade”, responde o outro. 

A tradição do “túmulo vazio” nos foi transmitida pelos nossos primeiros irmãos e permanece até hoje como um símbolo da ressurreição do Senhor. O Evangelho de João nos diz que Maria Madalena foi ao túmulo bem de madrugada, e viu que a pedra tinha sido retirada. Correu então ao encontro de Pedro e do Discípulo Amado e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo”. Os dois foram ao sepulcro e constataram que estava vazio. Marcos escreve que Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé foram ao túmulo de madrugada. Viram a pedra removida, entraram e viram um jovem de branco que lhes disse: “Jesus não está aqui. Ressuscitou. Vão dizer a Pedro e aos discípulos para irem à Galileia. Lá o verão”. Com algumas diferenças, Mateus e Lucas dizem que a mulheres não encontraram o corpo de Jesus. O relato nos fala das mulheres, da pedra removida no túmulo vazio e do anúncio feito pelo anjo.

Movidas pelo amor, as mulheres madrugam para irem bem cedo ao sepulcro. São João destaca a pessoa de Maria Madalena. As outras mulheres não são mencionadas pelo evangelista, embora, ao falar com os apóstolos, Maria Madalena use o plural, dizendo: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o puseram”. Esse “sabemos” indica a presença de mais mulheres. Maria Madalena será chamada na tradição cristã de Apóstola dos Apóstolos. O túmulo estava vazio. A pedra que fechava a entrada tinha sido removida. Podia-se ver que o corpo de Jesus não estava lá dentro. Não havia nada a ser visto a não ser os panos. Mas os olhos da fé veem o Cristo ressuscitado. Dois anjos, ou um só, sentado no lugar onde tinham colocado o corpo, ou na pedra que fechava o túmulo, anuncia: “Ele não está aqui. Ressuscitou”. A ressurreição é anunciada pelo mensageiro de Deus. É uma revelação feita à comunidade cristã nascente. Não é uma dedução ou conclusão do túmulo vazio. 

O evangelho de São João coloca em cena,  com destaque, a presença de Pedro e do Discípulo Amado. O Discípulo é aquele que vê, mesmo quando não há nada para ver, e acredita. Pedro tem como missão confirmar a fé de seus irmãos. A fé não se centraliza na ressurreição, mas na pessoa de Jesus de Nazaré, que viveu em nosso mundo e o humanizou, e agora está vivo e ressuscitado. O Ressuscitado é aquele que viveu neste mundo no amor e na justiça de Deus. A pessoa de Jesus, encarnado e ressuscitado, é revelação de Deus.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.