Você Pergunta

Quem pode ser padre?

O Cícero não me disse seu sobrenome. Ele quer saber se juiz, delegado ou qualquer profissional pode ser padre.

Nós temos no número de nossos sacerdotes homens que desde criança entraram para o seminário. Eu sou um deles. Comecei minha formação com 12 anos e só terminei 16 anos depois. Temos, também, e graças a Deus que é assim, muitos padres que exerceram no mundo as mais diferentes atividades: médicos, advogados, policiais. Afinal de contas, Deus tem seus planos. Quantos hoje são sacerdotes, mestres e pastores do povo de Deus depois de exercerem um trabalho ou uma profissão no mundo. 

A vocação será sempre um mistério. É muito mais, como eu já disse outras vezes, é muito mais do que um “jeito para a coisa”. Se você conversar sobre o assunto com qualquer padre, você vai perceber que a mesma vocação, o mesmo chamado de Deus acontece em qualquer idade e em qualquer situação de vida. E não foi assim com os apóstolos? Jesus foi passando e chamou os pescadores, chamou um guerrilheiro chamado Simão, chamou um funcionário público chamado Mateus, chamou um parente seu, chamado Judas Tadeu. E foi um médico chamado Lucas que escreveu um dos evangelhos.

Sua pergunta foi muita boa, portanto, Cícero. Ela nos fez refletir sobre as vocações. E queira Deus que não faltem vocações sacerdotais, religiosas e missionárias para a nossa Igreja. Jesus mesmo aconselha a rezar pelas vocações, quando Ele nos diz que “a messe é grande, e os operários são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da Messe que mande operários para a sua messe”. Não sei se você sabe, mas há um mês no ano todo dedicado à oração pelas vocações. É o mês de agosto. 

Que Jesus passe por nossas paróquias, nossos movimentos, nossas pastorais, nossos grupos de jovens e em nossas famílias e chame os que Ele quer para servirem o povo de Deus.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.