Saúde

Câncer de próstata: diagnóstico precoce é indispensável

O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens. Estima-se que, a cada ano, haja 70 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). 
Essa doença atinge a glândula presente somente nos homens, a próstata, responsável pela produção de parte do líquido seminal.
Inicialmente, os sinais e sintomas não são evidentes, podendo aparecer, já em estágio avançado da doença, dificuldade para urinar e evacuar, além de dor próximo ao ânus ao urinar.
As possibilidades aumentam em homens com mais de 40 anos. Sendo assim, faz-se necessário exame de próstata, feito por um médico proctologista. Ele pode fazer toque na glândula para verificar se ela está aumentada. Pode-se fazer Ultrasonografia (USG) também e o exame de sangue chamado PSA, que verifica o risco de câncer.
O tratamento pode ser cirúrgico, medicamentoso ou por meio de quimioterapia. As chances de cura são de 90% quando a doença é identificada no início.
Não tenha receio de fazer exame da próstata. Afinal, um toque não vai fazer você ser mais ou menos homem, mas, sim, alguém prevenido e mais consciente da própria saúde.
 

LEIA TAMBÉMAçúcar: como e por que diminuir o seu consumo

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.