Você Pergunta

Bênção pelo celular é válida?

Quem pergunta não quis dar o nome. Diz apenas que mora no Paraná. É um jovem filho de um pastor evangélico. Diz ele que não tem idade para ter suas escolhas religiosas dentro de casa. Seu pai o proíbe de ir à missa. Ele, então, assiste a missa pelo celular, na qual um padre, após a celebração, benze a água e o sal e outros objetos. Ele coloca água e sal na frente do celular e, com muita fé, acompanha a bênção do padre. E quer saber se essa bênção é válida.

Meu querido irmão anônimo, entendo a sua dificuldade, sendo filho de um pastor evangélico. Certamente, seu pai não vai querer discutir o seu direito de escolher, o seu desejo de viver a fé católica. E mais do que não ter idade ainda para tomar uma decisão, você tem o dever de respeitar seu pai, respeitar a fé que ele tem. Mais para frente, será ele que vai ter que entender a sua escolha.

Tenho a dizer, porém, a você, que ser católico é muito, mas muito mais do que colocar água e sal perto de um celular. Ser católico de verdade é iniciar-se na vida cristã, pelo estudo, pela oração e pela ação.

O estudo da Bíblia e o estudo da doutrina católica vão ajudar você a entender as razões de nossa fé. É São Pedro que nos diz que devemos estar sempre prontos a dar a quem pedir as razões da nossa fé. Além do estudo da com um catequista ou uma catequista vai lhe ajudar muito.

Além do estudo, meu irmão, você vai ter que ser um homem de oração, dialogar com Deus com as palavras que brotam do seu coração e ouvir a Deus que nos fala pela Bíblia, pela Igreja e nas celebrações dos sacramentos. Nessa oração, peça a Deus que lhe dê sabedoria para encontrar o caminho seguro para chegar a ele como católico.

Enfim, ser católico exige ação, uma ação missionária, um passar para os outros a alegria da fé. O mundo precisa saber que somos felizes por sermos católicos, e Jesus precisa de nós para chegar a tantas outras pessoas. Deus ajude você. Não desista. Não pare na sua busca.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.