Encontro com o Pastor

Arquidiocese em assembleia sinodal

No dia 21 de março, acontece a primeira das sete sessões da assembleia arquidiocesana do sínodo. A assembleia é a expressão mais importante do sínodo e reúne representantes escolhidos e nomeados de todas as expressões e organizações da vida eclesial em nossa Arquidiocese. 
Foram convidados também alguns representantes das comunidades católicas de ritos orientais (maronitas, melquitas e armênios), dos superiores maiores de Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, bem como de algumas outras Igrejas cristãs. Ao todo, os participantes da assembleia serão quase 400.
A assembleia deverá acolher o resultado dos trabalhos preparatórios da assembleia do sínodo realizados nos três anos anteriores, desde a convocação do sínodo, valorizando as contribuições das comunidades, paróquias, regiões e vicariatos episcopais, organizações eclesiais e pastorais presentes em nossa imensa Arquidiocese. Também deverá acolher o resultado da vasta pesquisa de campo e do levantamento paroquial, feitos em 2018. Os dados que emergiram desse esforço para “ver-ouvir” são muito importantes e serão, na assembleia, objeto de nova reflexão e discernimento, em vista das diretrizes sinodais finais.
O propósito do sínodo está expressado no seu tema e lema: fazer um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” em toda a Arquidiocese, para sermos, como Jesus mandou, “testemunhas de Deus na cidade”. Os tempos e as circunstâncias requerem que nós façamos isso. Os apelos da Palavra de Deus e da Igreja vão nessa linha, sobretudo se considerarmos as mudanças culturais e religiosas do nosso tempo, confirmadas pelos dados da pesquisa e do levantamento que o sínodo promoveu. 
A missão da assembleia arquidiocesana do sínodo é a elaboração de propostas e propósitos consistentes, expressão das diretrizes conclusivas do sínodo. Por elas, nossa Arquidiocese deverá fazer o processo pós-sinodal de “comunhão, conversão e renovação missionária”, para cumprir de forma renovada a sua missão de ser “testemunha de Deus na cidade”. A assembleia deverá apontar processos, caminhos e iniciativas a serem postos em ação.
Os trabalhos da assembleia seguirão um Regulamento próprio, já publicado em outubro de 2019, no qual se traçam as diretrizes e o método a serem seguidos. Um “instrumento de trabalho”, elaborado e aprovado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo, oferece os roteiros das sete sessões da assembleia sinodal arquidiocesana: cada uma com seu método próprio e objetivos específicos. Há indicações para os momentos de reflexão compartilhada em grupos de trabalho e para a elaboração das propostas sinodais. A Palavra de Deus, que acompanha e orienta todo o caminho sinodal, também ocupa um lugar de destaque em cada sessão.
Enquanto está reunida a assembleia arquidiocesana do sínodo, a Arquidiocese inteira segue em processo sinodal. Por isso, as paróquias e os 56 setores pastorais da Arquidiocese também serão novamente convocados a participarem da elaboração de propostas de ação, a serem encaminhadas à assembleia sinodal. Conforme dispõe o Regulamento para 2020, entre maio e junho, nas paróquias deverão reunir-se os Conselhos Pastorais Paroquiais para a elaboração de propostas; e os Setores farão o mesmo entre meados de junho e de julho, encaminhando, a seguir, as suas propostas para a assembleia sinodal. Oportunamente, serão oferecidas orientações próprias para essa participação importante das comunidades de toda a Arquidiocese nos trabalhos da assembleia.
Ao mesmo tempo, todo o povo da Arquidiocese é chamado a intensificar sua oração ao Espírito Santo e aos nossos Santos Padroeiros e intercessores pelo bom andamento e os bons frutos do primeiro sínodo arquidiocesano. Confiamos na generosa boa vontade de todos e na ação do Espírito Santo, verdadeiro animador e guia da vida eclesial. Ele, que “renova a face da terra”, nos ajudará a renovar também a vida de nossa Arquidiocese.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo
Publicado em O SÃO PAULO, na edição de 11/03/2020

LEIA TAMBÉMAs tentações de Jesus e as nossas

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.