Saúde

Amamentação: o mais nobre gesto de amor

Todo bebê, assim que nasce, deve ser colocado junto da mãe para iniciar a lactação exclusiva. Essa alimentação deve ocorrer até o sexto mês de vida. Após essa idade, deve-se introduzir outros tipos de alimentos.

O leite materno possui carboidratos, lipídeos, proteínas, cálcio e auxilia na produção de anticorpos, além de outras substâncias e nutrientes necessários para o desenvolvimento do recém-nascido. Sendo assim, os pais devem evitar a administração de leites suplementares, seja com o intuito de eliminar a dependência do bebê do leite materno, seja para não deixar a mãe com as mamas cheias de leite. Isso pode levar o bebê a deixar de mamar e tomar leite somente em mamadeira. Se acaso isso acontecer, faça a retirada do leite materno manualmente e coloque-o na mamadeira para o bebê.

A diarreia ou ressecamento pelo uso do suplemento é comum até a formação da flora intestinal da pequena criança.

Somente com o leite materno o neném adquire defesa de forma passiva, porém, por apenas alguns dias. Assim, é necessário complementar as defesas do organismo da criança com a vacinação.

Toda mãe pode amamentar em qualquer lugar, pois seu filho sente fome a qualquer momento. Seja em transporte público, seja em espaços públicos ou privados, jamais se deve proibir o aleitamento materno.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.