Saúde

Açúcar: como e por que diminuir o seu consumo

O açúcar não é um vilão, mas o seu consumo em demasia pode ser um problema, porque o excesso de açúcar na dieta está relacionado a uma alta circulação de glicose na corrente sanguínea, exigindo que o corpo produza maiores quantidades de insulina. E isso, ao longo do tempo, pode resultar, além do aumento do peso, em complicações metabólicas como um quadro de diabetes tipo II. 
O Ministério da Saúde já apontou que o nosso consumo médio de açúcar por dia chega a quase 80 gramas, sendo a recomendação ideal apenas 25 gramas. Consumimos mais de três vezes que o necessário.
É importante saber que o açúcar não é apenas o que está no açucareiro da nossa mesa ou exclusivamente em receitas de doces. Todos os alimentos fontes de carboidratos são convertidos em glicose (açúcar), para fornecer energia para o nosso corpo. Pães, massas, cereais, arroz, batata, mandioca, frutas e legumes, por exemplo, são fontes de carboidratos. Logo, também, são transformados em glicose após a digestão. Percebendo essa variedade de alimentos que pode fornecer energia para o nosso corpo, é muito importante selecionarmos aqueles que são mais nutritivos. 
Confira algumas dicas para consumir açúcar de forma equilibrada:
1 - Não restrinja tudo de uma vez. A restrição pode resultar na compulsão pelo alimento que foi proibido e, ao invés de diminuir o consumo, a ingestão será ainda maior. 
2 - Treine o paladar para comer menos açúcar. Se você coloca quatro colheres no cafezinho, mude para três, espere algumas semanas, tire mais uma, e assim por diante. Da mesma maneira, pense nas porções de alimentos ricos em açúcar que fazem parte do seu dia a dia.
3 - Quanto mais in natura for a sua fonte de carboidratos, maior o seu aporte de nutrientes e maiores os benefícios para o nosso organismo. Dê preferência às frutas, legumes, verduras e cereais integrais, que são fontes de açúcar, mas com uma concentração menor desse nutriente e que, além disso, conferem alto teor de fibras, beneficiando a saúde do intestino e proporcionando mais saciedade. 
4 - Fique atento ao açúcar das bebidas. Sucos, refrigerantes e outras bebidas concentram muito açúcar e não promovem nenhuma saciedade. Beba água quando tiver sede e experimente ingerir sua “cota de doçura” em coisas mastigáveis, que conferem mais satisfação e o(a) ajudam a prestar atenção ao que está sendo consumido.
5 - Observe qual é a sua relação com o consumo do açúcar. Quem nunca comeu um docinho como forma de recompensa pessoal ou como válvula de escape por um dia cheio e estressante? Esse comportamento até pode promover um alívio momentâneo, mas, a longo prazo, pode se tornar um “vício” e adoecer nosso corpo. Tente identificar se esse consumo está frequentemente ligado a essas compensações emocionais e procure realizar ações que também podem conferir prazer e que não necessariamente estejam ligadas ao consumo do açúcar. A compensação de um dia estressante pode ser um autocuidado como uma massagem, ouvir uma boa música, assistir a algo de que goste ou, até mesmo, conversar com alguém.
 

LEIA TAMBÉMDengue: faça sua parte para combater o mosquito

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.