Você Pergunta

Há relação entre o Agnus Dei e as relíquias dos santos?

A pergunta é da Maria Izabel dos Santos, do bairro da Casa Verde. Agnus Dei é o título de Jesus “Cordeiro de Deus”, em latim. Você deve se lembrar, Maria Izabel, de que os judeus, na ceia pascal, imolavam em sacrifício um cordeirinho. Na nova Páscoa, quem se imola em sacrifício é Jesus, o Cordeiro Pascal. Antes da saída do Egito, o sangue do cordeiro esfregado no batente das portas era indicativo de que naquela casa morava uma família de Israel, o povo de Deus, e o anjo do Senhor preservava da morte aquela família. Na Páscoa da Nova Aliança, o sangue de Jesus preserva da morte o novo povo de Deus, que Ele fez nascer com sua morte e ressurreição.
O título de Cordeiro de Deus foi dado a Jesus por João Batista. Está lá em João 1,29. Trata-se de uma expressão que tem sua origem nas profecias de Isaías (cf. 53,7-12) e Jeremias (cf. 11,19). 
Pois bem, na celebração do Sábado Santo, quando o povo de Deus celebra a Páscoa cristã, é abençoado e aceso um círio pascal, mais um símbolo bonito de Jesus, o Cordeiro Pascal, a luz que brilha nas trevas, o sinal da vitória da vida sobre a morte. Medalhões da cera utilizado nos círios pascais, trazendo a marca do Cordeiro Pascal, são bentos pelo papa de sete em sete anos com a cera do círio do ano anterior. A estes medalhões se dá o nome de Agnus Dei e são usados como medalha mesmo, isto é, pendurados ao pescoço. 
O uso do Agnus Dei como medalha vem do século IX. O mais importante, porém, é que, de uma certa forma, esta medalha de cera do círio pascal nos faz lembrar o mistério central de nossa fé: a paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Você quer saber, por fim, se o Agnus Dei é uma relíquia. Não. A relíquia é um fragmento dos ossos ou das vestes de um santo. Seu uso vem do início da Igreja, quando os primeiros cristãos veneravam os corpos dos mártires que davam sua vida por Jesus. O Agnus Dei é uma devoção bonita que nos remete ao mistério pascal. Fique com Deus, Maria Izabel. Que Ele abençoe você e sua família.

LEIA TAMBÉM‘Por que Jesus é chamado de Filho de Davi?’

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.